Durkheim (1975, p. 4) nos explica que a “[…] educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que ainda não se encontram preparadas para a vida social. Tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio social a que a criança particularmente se destina”.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo: Edição Melhoramentos, 1975. A partir do trecho anterior, analise quais afirmativas a seguir corroboram para a caracterização da educação de acordo com as concepções de Durkheim.
I. Segundo Durkheim, a educação transmite valores morais que integram a sociedade e se estrutura de modo a assegurar a sobrevivência da sociedade.
II. Durkheim reduz o processo educacional à ação de uma geração “madura” sobre uma geração “imatura”.
III. Segundo Durkheim, o professor exerce o seu poder em nome da sociedade posta, representando-a e por isso, tem o direito legítimo de provocar os “estados físicos, intelectuais e morais” requeridos pela vida social.
IV. Para definir educação, será necessário, pois, desconsiderar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, pois cada qual apresenta caracteres próprios.
Está correto o que se afirma em:
1) III e IV, apenas.
2) I e III, apenas.
3) I e II, apenas.
4) II e III, apenas.
5) I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Resposta:
2) I e III, apenas.
Explicação:
É sabido que o pensamento de Durhkeim (1975) acerca da função básica da educação abarca justamente a ideia de transmitir os valores morais e a função da autoridade do professor nesse papel.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo: Edição Melhoramentos, 1975.
Respondido por
0
Resposta:
I e III, apenas.
Explicação:
O pensamento de Durhkeim quanto função básica da educação abarca justamente a ideia de transmitir os valores morais e a função da autoridade do professor nesse papel.
Perguntas interessantes