Durante uma aula de Química, um aluno leu o seguinte trecho em um livro. Para a formação da ligação, duas condições são necessárias: um par de elétrons com spins opostos e um orbital estável em cada átomo. A força de ligação é qualitativamente proporcional à interpenetração das nuvens de carga dos dois átomos.Após a leitura, o aluno pediu ajuda ao professor, pois não entendeu a definição lida. O professor respondeu que ele deveria verificar se os dois elementos eram ametais. Em caso positivo, eles fariam a tal ligação. A definição que o aluno estava questionando refere-se à ligação
por ligações de hidrogênio.
por forças de Van der Waalspor forças de Van der Waals.
metálica.
iônica
covalente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
por ligações de hidrogênio.
por forças de Van der Waals.
metálica.
iônica
covalente.
Explicação:
A diferença de eletronegatividade entre os ametais não permite transferência de elétrons para a realização de ligação iônica . Entre eles haverá compartilhamento de um par de elétrons aproveitando sus orbitais onde há elétrons desemparelhados.
A definição refere-se a ligação covalente (Alternativa E).
A ligação iônica é uma ligação que envolve a interação entre cargas opostas. A ligação metálica envolve o compartilhamento entre metais, o que não corresponde ao descrito pelo professor.
A ligação de hidrogênio é um interação intermolecular que ocorre devido uma interação entre polos, sendo um positivo e outro negativo. As forças de van der Waals também é um tipo de interações que não envolvem interpenetração das nuvens dos átomos.
Dessa forma, a ligação covalente é a unica que corresponde ao descrito pelo livro e pelo professor: ocorre entre ametais e envolvem o compartilhamento de elétrons (o qual possui spin) entre dois átomos através da interpenetração das nuvens eletrônicas.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/4136633
https://brainly.com.br/tarefa/21079928
Espero ter ajudado!