Durante o processo de independência do Brasil, vários projetos disputaram lugar na formação da nova nação. Aponte uma diferença e uma semelhança entre os projetos de pais apresentados pelos revolucionários durante a revolução pernambucana e pelos componentes do Partido Brasileiro.
Soluções para a tarefa
Os revolucionários de 1817 desejavam a formação de uma República independente de Portugal. Sua revolta era com a coroa e com a família real. Além disso, eram influenciados pelas ideias iluministas e desejavam a repartição dos poderes políticos.
Já o Partido Brasileiro ansiava por uma separação política de Portugal principalmente devido ao comércio e o medo de recolonização, processo pelo qual as Cortes de Lisboa demostraram interesse. Era um processo de reação à política da ex-Metrópole e, uma vez que o país sofrera grandes avanços, era preferível a ruptura com Portugal e a corte do que o retrocesso. Vale ressaltar que o Partido Brasileiro não era republicanista, pelo contrário, eram a favor de um governo centralizador, de preferência comandado pelo Príncipe Regente Dom Pedro.