Durante nossa disciplina, encontramos algumas sugestões de jogos e materiais pedagógicos que podem ser utilizados nas aulas de matemática. Em referência ao conceito de números e operações, Guimarães (2010, p.126) apresenta o jogo do “Zigui-Zague”. Sobre o entendimento do jogo mencionado, assinale a alternativa que o descreve corretamente.
Alternativas
Alternativa 1:
Inicialmente, o jogo foi criado no intuito de trabalhar com operações de adição e subtração, porém, pode-se expandir para multiplicação, divisão e potenciação.
Alternativa 2:
As operações são possíveis somente no conjunto dos números Naturais (N).
Alternativa 3:
É importante que o jogo seja realizado em silêncio, sem questionamentos.
Alternativa 4:
A leitura das regras não se faz necessária, pois o jogo é autoexplicativo.
Alternativa 5:
Algumas habilidades são desenvolvidas por parte dos estudantes, exceto o cálculo mental.
Soluções para a tarefa
Livro: Práticas de Ensino - Unicesumar - Página 98 fala sobre o jogo, na página 101 explica todas as alternativas, a alternativa 1 está correta pois as outras alternativa está negando o que é pra ser feito no jogo.
Alternativa 1:
Inicialmente, o jogo foi criado no intuito de trabalhar com operações de adição e subtração, porém, pode-se expandir para multiplicação, divisão e potenciação.
Para os alunos do 5º ano, o professor pode preparar outros tabuleiros com números negativos, fracionários e decimais, possibilitando o desenvolvimento gradual de dificuldades com outras operações de multiplicação, divisão, radiciação ou potenciação, referentes ao estudo de cada um dos conjuntos numéricos, Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I) e Reais (R). É importante que a leitura e a interpretação das regras sejam realizadas pelos alunos como parte integrante do trabalho. A identificação de dificuldades de interpretação pode ser evidenciada a cada jogada e ser explorada pelo professor junto aos grupos. A potencialidade deste jogo nas aulas de Matemática se deve à elaboração realizada pelo professor, a quem compete, nesse caso, confeccionar o material necessário, analisar o potencial educativo do jogo no processo de ensino-aprendizagem de acordo com os objetivos por ele desejados. Paralelamente, o jogo pode contemplar diferentes objetivos, dependendo da situação de ensino e aprendizagem que o professor pretende com o uso desse recurso, como: exercitar o domínio de determinados algoritmos, desenvolver habilidade de cálculo mental, construir determinadas ideais matemáticas, explorar dificuldades encontradas, além de trabalhar e estimular a formação de atitudes pessoais.