Durante a segunda metade do século XIX, o Brasil viveu um período extremamente turbulento em sua História. Novos ideais emergiam diante de uma estrutura política que não atendia aos interesses de um grupo, a nova burguesia urbana, que ascendia no cenário político da época, buscando representação e participação na vida política brasileira.
Dentre as transformações do século XIX, a imigração europeia para o Brasil foi um processo ligado:
a) a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra.
b) a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão de obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.
c) às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constit
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
É verdadeira a alternativa A.
A imigração europeia (e japonesa) em direção ao Brasil no século XIX teve forte apoio estatal - com campanhas publicitárias e apoio financeiro do Estado ao projeto -, visava fixar população em áreas, na época, pouco ocupadas (como o Sul do país), tinha o objetivo de manter a maioria demográfica branca no país e serviu para fornecer mão de obra para as lavouras.
Os italianos, alemães, poloneses e tantos outros que vieram para o Brasil vieram, assim, para trabalhar nas lavouras.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás