ENEM, perguntado por adparedes5248, 8 meses atrás

durante a primeira guerra mundial (1914-1918), a indústria brasileira só cresceu porque não tinha como importar mercadorias, uma vez que os países com os quais o brasil comercializava estavam em guerra.

Soluções para a tarefa

Respondido por FabricioCpsl
6

Resposta:

durante a primeira guerra Mundial (1914-1918), a indústria brasileira só cresceu porque não tinha como importar mercadorias, uma vez que os países com os quais brasileiros comerciavam estavam em guerra. ... os mais importantes ramos da indústria, na época, eram o Têxtil, o dia alimentação, o de bebidas e o vestuário

Explicação:

A primeira guerra representa para a industrialização brasileira um momento de desenvolvimento acelerado. Por ser o Brasil geograficamente complexo, com suas unidades distantes e pobres, representava um mercado interno incipiente. Somente através das medidas fiscais e protecionistas de certos governos, pode-se localizar uma indústria caseira nos fins do século XIX e início do XX. Com a Guerra dificultam-se as importações de produtos, incentivando-se o surgimento de novos ramos industriais. Por ser este um processo de transformação das estruturas de certas zonas geográficas é um processo lento. Esta expansão é liderada pelas regiões Sul e Leste, por serem ricas e variadas climaticamente.

Os elementos da acumulação capitalista são a aplicação de pequeno capital e o baixo salário, que acrescia, além dos lucros normais, pela inflação e pela aplicação de parte dos lucros do café, devido à proibição de novos plantios em 1902.

Depois de 1914 surgem as grandes indústrias e uma concentração operária. Dá seus primeiros passos a indústria pesada e vai ocupar parcialmente um mercado que demanda uma auto-suficiência, somente alcançada no período da Segunda Guerra, em Volta Redonda. Paradoxalmente, desenvolvem-se as indústrias subsidiarias estrangeiras de petróleo e derivados, químicos e farmacêuticos, que conjuntamente aos trustes estrangeiros, crescem acompanhando as necessidades do país.

Perguntas interessantes