Dona Marta, casada, 30 anos, em tratamento de tuberculose, descobre que está grávida. Na consulta de enfermagem no pré-natal, relata ao enfermeiro sua preocupaçãocom a medicação e a gravidez, pensando que o remédiopode causar problema para o bebê. Diante disso, que intervenção de enfermagem é adequada à situação?(A) Encaminhar ao médico para avaliar a medicação e orisco gestacional.(B) Proporcionar apoio emocional e monitorar o uso damedicação pelo menos nos 3 primeiros meses.(C) Substituir o esquema de tratamento por outro maisapropriado à gestação e à amamentação.(D) Orientar para observar possíveis reações e providenciar a busca ativa.(E) Orientar sobre a medicação, pois não existe contraindicação na gravidez, e providenciar a busca ativa.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa E) é a correta.
A intervenção de enfermagem que é adequada à situação é a orientação sobre a medicação, tendo em mente que não existe contraindicação na gravidez, além de providenciar a busca ativa pelo medicamento.
Os antibióticos usados no tratamento contra a tuberculose não causam danos ao embrião ou ao feto, e devem ser usados pela mãe para tratar e diminuir os riscos do bebê nascer também com tuberculose, os enfermeiros devem auxiliar a gravida.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes