Dois reservatórios, ambos retangulares, são interligados por uma tubulação também retangular. As dimensões dos reservatórios e da tubulação, em metros, são dadas na figura.
Inicialmente, o reservatório I esta totalmente cheio de água, e a tubulação e o reservatório II estão vazios. Então, uma válvula e aberta, permitindo a passagem de água para a tubulação e para o reservatório II. Quando o sistema entra novamente em equilíbrio, o nível de água ficara igual nos dois reservatórios. Este nível sera de:
A) 2,25 m
B) 2 m
C) 1,75 m
D) 1,5 m
E) 1,25 m
Soluções para a tarefa
Vamos começar observando que os dois reservatórios e a tubulação tem formato de paralelepípedo.
As dimensões dos reservatórios e da tubulação, no formato (largura x profundidade x altura) são dadas por:
--> Reservatório I : 5m x 4m x 2,5m
--> Reservatório II : 2m x 1m x 2,5m
--> Tubulação : 2m x 0,5m x 0,5m
Como dito no texto, inicialmente toda água do sistema preenche por completo o reservatório I, ou seja, temos que o volume de água é igual ao volume do reservatório I.
Prosseguindo, o texto afirma que a válvula que estava contendo a água no reservatório I é aberta e, com isso, a água começa a preencher a tubulação e o reservatório II. No equilíbrio, a altura na qual se encontra a água é a mesma para os dois reservatórios.
Perceba que poderíamos ter dois possíveis casos aqui:
--> O volume de água não ser capaz de preencher os dois reservatórios e a tubulação em um nível maior ou igual a 0,5m (altura da tubulação). Poderíamos então achar o nível da água (h) por:
--> O volume de água ser capaz de preencher completamente a tubulação e preencher os dois reservatórios em um nível maior que 0,5m (altura da tubulação). Neste caso, o nível de água (h) seria dado por:
Podemos ver pelas alternativas que o nível atingido pela água nos dois reservatórios excede os 0,5 m da tubulação, logo vamos utilizar a equação encontrada para o segundo caso descrito.
Resposta: Letra A
Resposta:
2.25 m
Explicação: