dois aspectos históricos que motivaram os problemas de exclusão social no continente americano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse problema social está intimamente ligado a desigualdade social, motivada por processos históricos, econômicos e culturais. E sua resolução perpassa a adoção de políticas de governo, já que os indivíduos ou grupos sociais, isoladamente, não podem alterar a estrutura social na qual estão inseridos.
Explicação:
Dois aspectos históricos que são motrizes dos problemas de exclusão social no continente americano foram a prática da escravidão e a forte concentração de terra. A estrutura escravagista presente nas américas contribuiu para marcas de exclusão social que permanecem até hoje e a concentração de terra permite a manutenção de elites que se perpetuam.
Exclusão socia histórica
A história das américas é marcada pela exploração de recursos e pessoas. Desde o período em que os colonizadores europeus chegaram ao território, escravizaram as pessoas que ali habitavam e se apropriaram de suas terras, a exclusão social é uma marca que permanece até hoje.
Os povos nativos, denominados peloes europeus como índios, foram escravizados, colocados em um lugar de submissão e menosprezados como indivíduo.
Os colonizadores escravizaram o povo, tomaram suas terras, instalaram fazendas e manufaturas que obtinham riquezas diante da exploração dos recursos naturais e da população originária.
Essa estrutura social se mantem, mesmo que a escravidão tenha sido abolida, grupos étnicos e sociais, como indígenas, negros e mulheres continuam sendo foco de subempregos e exploração de diversos tipos. Enquanto famílias de elite se mantêm historicamente no poder econômico e político, concentrando terras, renda e privilégios. Acentuando ainda mais a desigualdade social e a exclusão.
Aprenda mais sobre desigualdade social em: https://brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ2