Geografia, perguntado por mediniz2020, 4 meses atrás

doenças causadas por protozoários tratamento e cura ​

Soluções para a tarefa

Respondido por danada70
1

Resposta:

Toxoplasmose. A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que possui como hospedeiro definitivo os gatos, e intermediário os humanos. ...

Leishmaniose. ...

Tricomoníase. ...

Doença de Chagas. ...

Giardíase. ...

Amebíase. ...

Malária.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO

Respondido por annaclaramn13
0

Leishmaniose.

A leishmaniose é uma parasitose causada pelo protozoário do gênero Leishmania que, de acordo com a espécie responsável pela infecção, pode causar sintomas que variam de leves a graves. Uma das espécies mais frequentemente encontradas no Brasil é a Leishmania braziliensis, que normalmente está relacionada a manifestações clínicas mais graves.

Como é feito o tratamento: O tratamento para a leishmaniose é feito quando as lesões iniciais são muito grandes, multiplicam-se ou resultam em sintomas debilitantes, sendo indicado o uso de Antimoniais Pentavalentes, como a Anfotericina B, Pentamidina e Aminosidina, por exemplo, que devem ser usados de acordo com o tipo de leishmaniose e orientação do médico.

Tricomoníase.

A tricomoníase é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível que é causada pelo protozoário Trichomonas sp., sendo a espécie mais comumente encontrada o Trichomonas vaginalis. A infecção por esse parasita pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres, causando sintomas semelhantes às infecções urinárias.

Como é feito o tratamento: O tratamento para a tricomoníase é feito com o uso de antibióticos de acordo com a orientação médica, sendo normalmente indicado o uso de Tinidazol ou Metronidazol, por exemplo. É importante que tanto a pessoa infectada quando o seu parceiro realizem o tratamento para a tricomoníase mesmo que não existam sintomas.

Doença de Chagas.

A Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase Americana, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. Essa doença é transmitida por meio da picada do inseto popularmente conhecido como barbeiro, que imediatamente após picar a pessoa, defeca, liberando o parasita, e quando a pessoa coça o local, acaba por espalhar o protozoário e permitir sua entrada no organismo.

Como é feito o tratamento: O tratamento para a doença de chagas ainda não está muito bem estabelecida, no entanto normalmente é indicado que os pacientes com Chagas sejam tratados com o uso de Nifurtimox e Benzonidazol.

Giardíase.

A giardíase é uma parasitose causada pelo protozoário Giardia lamblia, que é a única espécie do gênero Giardia capaz de infectar e causar sintomas nas pessoas. Essa doença é mais comum em crianças e pode ser transmitida por meio da ingestão de cistos de Giardia lamblia presente na água, alimentos ou ambiente contaminado, além do contato direto com pessoas contaminadas, sendo esta forma de transmissão comum em locais em que há muitas pessoas e não possui condições sanitárias adequadas.

Como é feito o tratamento: O tratamento para a giardíase envolve o uso de antibióticos e antiparasitários, como o Metronidazol, Secnidazol, Tinidazol ou Albendazol, que deve ser usado conforme orientação do médico. Além disso, devido à diarreia, é importante que a pessoa beba bastante líquidos durante o tratamento com o objetivo de prevenir a desidratação, que é comum nesses casos.

Em casos mais graves, quando a diarreia é intensa e persistente, é recomendado que a pessoa seja encaminhada para o posto de saúde ou hospital mais próximo para que receba soro diretamente na veia e, assim, possa ser evitada a desidratação.

Amebíase.

A amebíase é uma doença infecciosa muito comum em crianças, é causada pelo parasita Entamoeba histolytica e é transmitida principalmente por meio da ingestão de cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados com fezes. Quando os cistos entram no organismo, permanecem alojados na parede do trato digestivo e liberam as formas ativas do parasita, que se reproduzem e dirigem-se para o intestino da pessoa, causando sintomas digestivos.

Como é feito o tratamento: O tratamento da amebíase é simples e deve ser feito com o Metronidazol de acordo com a orientação do médico. Apesar de ser uma parasitose de tratamento fácil, é importante que seja iniciado assim que surjam os primeiros sintomas, já que a Entamoeba histolytica é capaz de ultrapassar a parede do intestino e espalhar-se pela corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e causando sintomas mais graves.

Malária.

A malária é causada pela picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles infectado pelo parasita do gênero Plasmodium spp. As principais espécies do parasita encontradas no Brasil são Plasmodium malariae, Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax. Esse parasita, ao entrar no corpo, vai para o fígado, onde se multiplica, e depois chega na corrente sanguínea, sendo capaz de destruir as hemácias, por exemplo.

Como é feito o tratamento: Para tratar a malária, o médico normalmente indica o uso de medicamentos antimaláricos, que são fornecidos gratuitamente pelo SUS, de acordo com a espécie de Plasmodium, gravidade dos sintomas, idade e estado imunológico da pessoa. Assim, pode ser recomendado o uso de Cloroquina, Primaquina ou Artesunato e Mefloquina, por exemplo.

fonte: https://www.google.com/amp/s/www.tuasaude.com/protozoarios/amp/

espero ajudar ❣️


mediniz2020: É....Obrigada
Perguntas interessantes