Do ponto de vista formal, atualmente todos os alunos podem visar à excelência, na medida emque todos podem, em princípio, entrar nas áreas de maior prescgio, desde que autorizados porseus resultados escolares. A escola é gratuita, os exames são objetivos e todos podem tentar asorte. O quadro formal da igualdade de oportunidades e do mérito foi global mente instaladoem grande número de países..A escola legitima, pela via da apreciação do mérito pessoal dos alunos, as diferenças edesigualdades entre indivíduos, transformando-as em um escalonamento dos rendimentosescolares. Assim, legitima-se como insfituição que oferece oportunidades para todos, aindaque não ofereça a todos a mesma coisa.Considerando-se o contexto meritocráfico exposto pelos autores, estimulado pela amplautilização das avaliações externas como instrumentos de quantificação da qualidade daeducação, cabe ao professor, no exercício da sua profissão, propor alternativas que visemgarantir a igualdade de oportunidades para todos os alunos.Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.I. Sendo a escola uma instituição pública e as avaliações externas padronizadas, cabe aoprofessor preparar seus estudantes para que alcancem bom desempenho nos examese obtenham os melhores índices possíveis a fim de conseguir acesso às áreas de maiorprestigio.II. É importante atuar com responsabilidade na formação e preparação dos estudantespara as avaliações e fortalecer seus méritos pessoais, o que exige focalizar a LínguaPortuguesa e a Matemática como prática eficiente na melhoria do rendimento escolar.111. Participar de ações colaborativas na escola, a parar de um planejamento colefivo emque se ufilizem os índices obtidos em avaliações externas como mais um elemento deanálise da realidade escolar, sem desconsiderar a realidade de cada aluno, é umapráfica que contribui para a formação não só do estudante, mas também doprofissional.IV. De posse dos resultados das avaliações externas, o docente deve embasar-se nosfundamentos da pesquisa educacional, para idenfihcar avanços e problemas pelosquais passa a escola e, a partir desse diagnósfico, propor ações para melhorar oprocesso educativo.É correto apenas o que se afirma emO I e II.O I e III.@ III e IV.fú I, II e IV.fã II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C: III e IV
I-Falsa. Não é papel do professor fazer avaliações que visem o bom desempenho para que os alunos consigam cursos de "prestígio".
II- Falsa. O professor não deve focar em méritos pessoais, deve julgar a avaliação de acordo com o que é proposto na disciplina.
Deve avaliar questões como coerência textual, coesão, norma culta da língua portuguesa, argumentação, etc.
III- Verdadeira. O professor, assim como a equipe pedagógica devem compreender a necessidade de cada aluno. Deve considerar a sua realidade.
IV- Verdadeira. O professor deve avaliar os índices e a partir disso, pensar em estratégias eficazes que tragam melhorias para a escola.
Bons estudos!
Resposta:
III. Participar de ações colaborativas na escola, a partir de um planejamento coletivo em que se utilizem os índices obtidos em avaliações externas como mais um elemento de análise da realidade escolar, sem desconsiderar a realidade de cada aluno, é uma prática que contribui para a formação não só do estudante, mas também do profissional.
IV. De posse dos resultados das avaliações externas, o docente deve embalar-se nos fundamentos da pesquisa educacional, para identificar avanços e problemas pelos quais passa a escola e, a partir desse diagnóstico, propor ações para melhorar o processo educativo.