ENEM, perguntado por anthonycezar8253, 1 ano atrás

Entendemos a educação não formal como aquela voltada para o ser humano como um todo, cidadãodo mundo, homens e mulheres. Em hipótese alguma, ela subsfitui ou compete com a educação formal,escolar. Poderá ajudar na complementação dessa úlfima, via programações específicas, que articulemescola e comunidade educativa localizada no território de entorno da escola. A educação não formal temalguns de seus objetivos semelhantes aos da educação formal, como a formação de um cidadão pleno,mas ela tem também a possibilidade de desenvolver alguns objetivos que Ihe são específicos, pela formae pelos espaços onde se desenvolvem suas práticas, a exemplo de um conselho ou da parficipação emuma luta social contra as discriminações, por exemplo, e a favor das diferenças culturais.).Considerando o tema apresentado e práticas inclusivas e democráficas de articulação escola-comunidadee movimentos sociais comunitários, avalie as afirmações a seguir, a respeito de ações realizadas pelaescola e/ou por seus profissionais nesse contexto.I. Identificar que objefivos da educação não formal estão sendo disseminados na comunidade eufilizá-los para complementar e aprimorar a práfica educafiva escolar.II. Descentralizar o poder decisório, que, geralmente, se encontra nas mãos da equipe gestora, paraque os membros da comunidade sejam protagonistas das decisões colegiadas.III. Garanfir a participação dos membros da comunidade nos órgãos colegiados da escola, pois essessão os locais onde se entrecruzam necessidades advindas da prática da educação formal/escolarcom as da educação não formal.IV. Identificar e selecionar pais ou familiares que têm atuação polífica mais efefiva junto a movimentossociais comunitários para que representem os demais.É correto apenas o que se afirma em OI e II.O I e IV.@ III e IV.fg I, II e III.fg II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
25

A alternativa (D) representa o gabarito da questão.

A única assertiva errada é a IV, que evidencia uma escolha preferencial - por razões políticas - dos agentes transformadores da escola.

Na verdade, a escola não deve ser encarada como um partido político e, nessa direção, deve ser aberta para todas as pessoas que podem contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento.

Partindo deste ponto de vista, a participação de alunos, pais e demais responsáveis contribui para o apontamento daquilo que precisa ser melhorado e potencializado dentro do ambiente escolar.

Mantenha-se firme na luta!

Respondido por 2maybe
19

Resposta:

I, II e III.

Explicação:

Perguntas interessantes