Diversos problemas sociais, principalmente nos grandes centros urbanos, vêm se constituindo num imenso desafio para o poder público no Brasil há muitos anos. Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições a seguir: I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de violência diariamente. II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública, redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como as questões de moradia. III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação dos problemas sociais nas cidades brasileiras. IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais. Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos brasileiros. Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
São problemas sociais presentes em toda a sociedade brasileira: desemprego, violência, falta de compromisso dos governantes para com a população e desigualdades socioeconômicas.
O erro da assertiva II consiste na afirmação de que os problemas relacionados com a infraestrutura, redes de água, esgoto e energia não são importantes para a análise dos problemas que ocorrem na sociedade.
São consequências negativas da continuidade dos problemas sociais:
- Diminuição da qualidade de vida da população
- Avanço das desigualdades sociais e econômicas
- Falta de esperança com relação ao futuro do nosso país
Aprenda mais sobre o tema problemas sociais em:
https://brainly.com.br/tarefa/42780772
Sucesso em sua jornada!
#SPJ1
Resposta: As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Explicação: Gabarito Estácio.
I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de violência diariamente.
III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação dos problemas sociais nas cidades brasileiras.
IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais. Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos brasileiros.