Distinguir o pensamento filosófico do senso comum
Soluções para a tarefa
Resposta:
O princípio do pensamento filosófico diz que "o filósofo só sabe que nada sabe", O pensamento filosófico vai além daquilo que é, para propor como poderia ser. E, portanto, indispensável para a vida de todos nós, que desejamos ser seres humanos completos, cidadãos livres e responsáveis por nossas escolhas.
Enquanto que o senso comum é o conhecimento que recebemos de uma geração para outra, e que nasce do esforço que os seres humanos fazem normalmente para resolver os problemas práticos e imediatos que surgem no dia a dia. Por exemplo, formas de organizar a vida comunitária, formas de sobreviver frente ao clima e frente à natureza, como fazer habitação, vestuário, plantio, colheita, conservação de produtos, alimentação, cuidado com saúde, e, mais recentemente, uso da técnica etc.
A diferença é que o senso comum tem base empírica, está pronto, é prático, é a solução para resolver problemas já conhecidos enquanto que o pensamento filosófico questiona sempre, a filosofia não é a mera opinião ou gostos pessoais. Não é filosófico dizer “eu acho que”, “eu gosto de”..., ela não aceita nada pronto.
Explicação:
Resposta:a diferença entre o pensamento filosófico e comum é que a filosofia preocupa se com toda a realidade que será o homem
Explicação: de acordo com a universalidade e particularidade da filosofia o seu objecto de estudo é preocupar se com tudo (universal) ou seja com toda a realidade que será o homem