Biologia, perguntado por jailson112, 1 ano atrás

diga quatro propriedades gerais dos seres vivos

Soluções para a tarefa

Respondido por millenaaa1
1
PROPRIEDADES GERAIS DOS SERES VIVOS



Os seres vivos(organismos) estão separados dos objetos naturais inanimados com base em características típicas, que em conjunto perfazem a totalidade das funções vitais.

Composição bioquímica

Tanto os seres vivos como os objetos inanimados são constituidos por átomos, mais nos organismos vivos, estes mesmos átomos estão organizados em complexos arranjos moleculares, que não são encontrados na natureza inorgânica. Os principais grupos de biomoléculas são os ácidos nucleicos (DNA e RNA) portadores das informações genéticas, as proteínas , que são os elementos estruturais do protoplasma e os agentes aceleradores das reações químicas dentro das células(enzimas); os lipideos e gorduras, que são moléculas de reserva energética e também estruturais e por fim os carboidratos ou açucares, que atuam nas estruturas, reserva energética e ações hormonais. Todas estas biomoléculas atuam juntamente com moléculas de água, que irá atuar como solvente para eletrólitos inorgânicos (sais) e facilitador das ações enzimáticas, estando presentes nos organismos por volta de 60 a 95 %.

Organização celular

Os elementos estruturais dos seres vivos estão reunidos em células, que atuam como unidades funcionais. No caso dos Metazoa, todas as células são do tipo eucarionte, com núcleo e compartimentos especializados envolvidos por uma membrana lipoproteica, cada uma especializada em uma função específica dentro do complexo celular. As células de todos os eucariontes podem ser consideradas homólogas, o que indica uma origem filogenètica em comum.

Metabolismo

Os organismos vivos são sistemas abertos, que efetuam troca constante de matéria e energia com o seu meio ambiente. Ao mesmo tempo, a individualidade do sistema é mantida por meio de um estado estacionário-dinâmico. O metabolismo faz com que as funções vitais do organismo tornem-se funcionais, controlado por sistemas de coordenação próprios (sistema nervoso e hormonal).

Interação com o meio

Os organismos vivos possuem a capacidade de extrair informações do meio circundante, através da captura de determinados estímulos externos, e aplicá-los em proveito de sua sobrevivência.

Continuidade específica e hereditariedade

Os novos indivíduos de uma mesma espécie(descendência) são oriundos do mesmo tipo de célula germinativa(gameta), possuindo as mesmas características fenotípicas de seus progenitores, podendo gerar, através de mutações e ação da evolução, novas espécies diferenciadas.

Ontogênese

A vida de um novo indivíduo é iniciada pela fusão do material genético de duas células germinativas, ou gametas(espermatozóide e óvulo), gerando um zigoto, que irá se multiplicar e iniciar o processo de diferenciação e morfogênese, gerando um embrião, que é o intermediário entre o genótipo e o fenótipo, ou seja, entre os genes herdados e o organismo adulto. Por todo o reino animal existe uma incrível variedade de tipos embrionários, que são estudados pela biologia do desenvolvimento ou ontogênege.

Filogenia e evolução

Os organismos vivos são "seres históricos", na medida que os indivíduos vivendo atualmente são o resultado de inúmeras gerações oriundas de um passado evolutivo. O grau filogenético de "parentesco de sangue", está fixado nas categorias do sistema natural. A enorme variedade de espécies é o resultado de um outro fenômeno, que alia sequências de mutações gênicas, em correspondência com a pressão do meio ambiente em face do passar do tempo. Este é o fenômeno da evolução, que é o alicerce fundamental dos prinípios biológicos.
 

Perguntas interessantes