diferencie anfibios e repteis quanto a pele respiraçao e reproduçao
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os anfíbios e répteis pertencem ao grupo de animais vertebrados. A teoria mais aceita entre os cientistas aponta para o fato de que os primeiros vertebrados a surgir na Terra foram os peixes, que deram origem aos anfíbios. Os anfíbios deram origem aos répteis e, na sequência, as aves, que por sua vez deram origem aos mamíferos. Vale ressaltar que a sequência de acontecimentos que explica a origem da Terra e a evolução dos seres vivos não ocorreu ao longo do tempo, em um processo linear. De maneira geral, esses animais possuem o corpo coberto por uma pele lisa e escorregadia. São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Os anfíbios passam por duas fases de vida. Entre os vertebrados são os únicos animais que sofrem metamorfose. Na primeira fase (larval), vivem na água e respiram por meio de brânquias. Já na fase adulta, vivem na terra, respiram pelos pulmões e pela pele, que precisa estar sempre úmida para facilitar as trocas gasosas.
São ovíparos, e a fecundação na maioria deles é externa (ocorre fora do corpo da fêmea), ou seja, os machos fecundam os óvulos que as fêmeas soltam na água. Portanto, mesmo vivendo longe da água, precisam dela para se reproduzir e manter a pele úmida. Têm como habitat ambientes aquáticos e terrestres. Alimentam-se de pequenos animais, sendo grande parte deles insetos. Esses animais locomovem-se pulando, arrastando-se, andando e nadando.
Jacaré, tartaruga, crocodilo, iguana, lagartixa e serpente pertencem ao grupo de répteis.
Explicação:É um grupo de animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Outra característica comum é a de respirarem pelos pulmões. Alguns desses animais, como as serpentes, possuem a pele seca com escamas. Em outros o corpo é revestido por placas ósseas, como o crocodilo. Temos, ainda, aqueles recobertos por carapaça óssea, como as tartarugas os cágados e jabutis. Serpentes e lagartos trocam de pele à medida que vão crescendo, pois a pele antiga fica muito apertada, esfolada e gasta.
Em sua maioria, são ovíparos, ou seja, reproduzem-se por meio de ovos, que são enterrados e chocados pelo calor do Sol. Têm como habitat ambientes aquáticos de água doce ou salgada e ambientes terrestres. A alimentação deles é constituída de vegetais e animais. Locomovem-se sempre com a barriga ou a cauda no chão, arrastando, quando não têm patas, ou caminhando com as quatro patas, mas arrastando a cauda. Existem aqueles que se locomovem nadando, pois são répteis aquáticos, como a tartaruga marinha e algumas cobras.
Após a leitura do texto e das imagens pelos alunos o professor poderá ler o texto em voz alta para a turma. Antes do preenchimento do quadro comparativo é importante que o professor verifique se os alunos compreenderam o texto.
Oriente os alunos para, individualmente consultar o dicionário para buscar o significado das palavras desconhecidas. Essa consulta também pode ser realizada coletivamente após o levantamento das palavras marcadas pelos alunos.
A seguir troque ideias com a turma oralmente sobre o conteúdo do texto. Leia fragmentos do texto e veja o que os alunos compreenderam, faça perguntas específicas sobre determinadas informações ou expressões usadas. Por exemplo, leia a seguinte frase para a turma e faça o questionamento seguinte: A alimentação deles é constituída de vegetais e animais. A palavra deles refere-se a quem?
Explore também as imagens desses animais, estimulando a percepção visual dos alunos. Chame a atenção para o fato de que, muitas vezes as aparências enganam. Para a classificação dos animais em diferentes grupos, os cientistas vão além das aparências externas, eles investigam o habitat, o comportamento/hábitos dos animais, sua anatomia e fisiologia, entre outros. É importante em um estudo comparativo que o observador esteja atento aos detalhes, eles fazem a diferença. Relacione os detalhes observados nas imagens com as informações do texto. Se achar adequado apresente para os alunos as imagens a seguir para comparação da anatomia de répteis e anfíbios.