História, perguntado por ivonediniz2938, 11 meses atrás

diferenças da arquitetura grega e romana? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por Kkbonf
2
A arquitetura romana deriva da arquitetura grega, embora diferenciando-se nas suas características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos designando-os por arquitetura clássica. Alguns tipos de edifícios característicos deste estilo propagaram-se por toda a Europa, nomeadamente o aqueduto, a basílica, a estrada romana, o Domus, o Panteão e o Arco do Triunfo
Respondido por saramoulin
3

Resposta:

Explicação:

Basicamente, a arquitetura grega era mais voltada para a estética, dando muita importância ao que era belo. Levava muito em consideração as proporções matemáticas e a simetria. Os principais tipos de construção eram templos, ágoras, termas, teatros e estádios. As ordens gregas (das colunas) eram: dórica, jônica, e coríntia.

A arquitetura romana foi muito inspirada na grega, porém teve algumas leves diferenças. O conceito do belo, por exemplo, deixou de ser uma prioridade, dando lugar à utilidade, à praticidade, funcionalidade para a sociedade. Eles tinham um forte senso de realismo, buscando sempre representar na arte e na arquitetura o que era real e natural, sem tentar embelezar. Isso pode ser visto nas colunas, por exemplo, já que surgiu ali um tipo de coluna mais simples ainda do que a dórica; a coluna Toscana. A arquitetura romana realçava o poder e a força de Roma, dando predomínio do caráter sobre a beleza. Os principais tipos de construção eram templos, basílicas, termas e aquedutos, circos, teatros e anfiteatros, arcos e colunas triunfais. Também existia um novo tipo de edificação, que eram os arcos plenos, que não existiram na Grécia.

No mais, as arquiteturas dos dois lugares eram muito parecidas, já que uma foi inspirada na outra.

Perguntas interessantes