História, perguntado por pedrohenriquec7, 11 meses atrás

Diferença entre Brasil atual e Brasil colonial?

Soluções para a tarefa

Respondido por 17780
2

"“A forma como agem os corruptos vai mudando ao longo da história do Brasil”, diz a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa sobre a Corrupção da Unesp-Franca, a professora Rita de Cássia Biason.  

Segundo Rita, com a exceção recente do Tribunal de Contas da União (TCU), que teve papel importante no impeachment de Dilma Rousseff ao dar os argumentos técnicos de que ela cometeu crime fiscal, os outros TCs não funcionam direito.  

No livro Corrupção, Mostra Sua Cara (Editora Casa da Palavra), o historiador Marco Morel afirma que em quase todo o período colonial (1500-1822) e até em parte do período imperial (1822-1889) vigoraram no país as chamadas Ordenações Filipinas – que previa penas duríssimas (como açoites e exílio perpétuo) para quem aproveitasse a da proximidade com o poder público para obter benefício pessoal.  

polêmico “edifício do Geddel”, em Salvador (BA), não fica muito longe do centro da cidade, construído a partir de 1549 para se tornar a sede administrativa do reino português no Brasil Colônia.  

‘Personalidade’ do brasileiro não ‘condena’ o país ao atraso, diz historiador Fernando Martins Há uma corrente no pensamento nacional que atribui a corrupção do país à personalidade do brasileiro, herdada dos portugueses.  

O historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), no clássico Raízes do Brasil, lançou a tese da “cordialidade”: a emoção – o coração (cordis, em latim, daí o termo) –, muito mais que a razão, é o que marca a raça brasileira.  

“Países menos corruptos são os mais democráticos.” E isso implica envolvimento da sociedade na vida em comunidade: desde o simples ato de cuidar de seu lixo até a escolha dos políticos, que não chegam ao poder sem o voto popular"

Perguntas interessantes