História, perguntado por thaisricolorenz1, 1 ano atrás

Diante das divergências no interior da Aliança Liberal e da oposição ao seu governo, Getúlio Vargas suspende as eleições que ocorreriam em 1938 e impõe uma ditadura militar em 1937, conhecida como Estado Novo, que perdura até 1945. Naquele momento, o governante impôs uma centralização política e acelerou o processo de industrialização nacional. Para fortalecer seu projeto de desenvolvimento, o Estado Novo promoveu um forte investimento na área cultural e educacional, sendo correto afirmar que seu sentido geral passava por: Escolha uma: a. A valorização da consciência de classe pelos trabalhadores. b. A construção de um sentimento internacionalista. c. A valorização da cultura portuguesa na formação do povo brasileiro. d. A construção de um sentimento nacionalista e patriótico. e. A valorização das culturas regionais brasileiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por adriano2santos
17
Olá!

A alternativa correta é a alternativa d) A construção de um sentimento nacionalista e patriótico.

Vargas utilizou todo um aparato de propaganda para a construção de um ideal de nação, principalmente em oposição à política e cultura praticada na chamada Primeira República (que na época utilizava-se o termo República Velha para opor ao Estado Novo). Parte desse aparato era controlado pelo chamado DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda. 

Com isso, o governo de Vargas financiou diversas manifestações artísticas voltadas para a valorização da nação e para a construção de um ideal de povo, além da censura praticada em produções críticas e contrárias ao regime.
Respondido por leehrocha1996oyrdq1
18
D) A construção de um sentimento nacionalista e patriótico
Perguntas interessantes