Psicologia, perguntado por marialuiza9326, 1 ano atrás

desenvolvimento psicossocial na terceira idade​

Soluções para a tarefa

Respondido por gpazboniatti
1

Resposta:

A partir dos 65 anos se inicia a entrada tradicional para a terceira idade, a última fase da vida. Porém, muitos adultos aos 65, 75 anos, não sentem e nem agem como velhos. E com o fim da aposentadoria obrigatória, tampouco deixam de trabalhar. Muitos dos idosos desfrutam de boa saúde física e mental. Embora algumas habilidades possam diminuir, as pessoas física e intelectualmente ativas podem manter-se muito bem na maioria dos aspectos e até mesmo melhorar sua competência. O funcionamento físico e cognitivo tem efeitos psicossociais, muitas vezes determinando o estado emocional do idoso e a capacidade de viver de maneira independente (PAPALAIA & OLDS, 200

Estudos longitudinais sugerem que as mudanças nos sistemas e órgãos corporais com a idade são altamente variáveis e podem ser resultado de doença, a qual por sua vez é afetada pelo estilo de vida. Embora o cérebro mude com a idade, as mudanças variam consideravelmente e geralmente são modestas. Elas incluem mudanças nas células nervosas e um retardo generalizado nas respostas e no processamento de informação. Há uma perda na capacidade para discriminar palavras e uma maior dificuldade para ouvir. (BEE, 1997).

Explicação:

Ainda não há uma teoria amplamente aceita em relação ao envelhecimento. Alternativas atuais salientam a possível existência de condições genéticas limitadoras, e/ou de efeitos cumulativos de danos às células ou um mau funcionamento no interior dessas células (BEE, 1997). A maioria das pessoas é razoavelmente saudável, principalmente se tem um estilo de vida que incorpore exercícios e boa nutrição. Algumas pessoas mais velhas têm problemas crônicos, mas esses geralmente não limitam suas atividades ou interferem na vida diária (PAPALAIA & OLDS, 2006).      

Perguntas interessantes