desenvolvimento da legalizacao da maconha
Soluções para a tarefa
desenvolvimento
Nos últimos anos, países como Holanda, Uruguai e alguns estados dos EUA descriminalizaram a maconha. As leis que acometem a erva nestes lugares variam porém, a diminuição do tráfico de drogas e o aumento da receita pública foram fatos constatados nas localidades em questão. Tanto o tráfico, quanto a falta de verbas são problemas que assolam o Brasil. Logo, a legalização da maconha pode vir a tornar-se uma das soluções para estes problemas.
Em primeiro lugar, o tráfico de drogas movimenta milhões de reais todos os anos, estimulando o crescimento do mercado negro brasileiro. A aparente facilidade do ganho de dinheiro no meio ilícito não só atrai adultos, mas também adolescentes e crianças que buscam uma melhora de vida e acabam adentrando o meio criminal.
Em segundo lugar, recentemente a Anvisa permitiu a venda de remédios com substância da Canabis (nome cientifico para a maconha) para pacientes acometidos por doenças , como a epilepsia. Por outro lado, pela erva não ser produzida no Brasil, os remédios importados possuem preços elevados dificultando o acesso e o tratamento dos pacientes, além de deixar de gerar empregos para a população brasileira.
Em suma, a liberação da maconha para fins medicinais e recreativos com restrições impostas por leis federais podem, além de diminuir consideravelmente o tráfico de drogas, gerar mais empregos por vias legais e consequentemente aumentar os tributos recolhidos pelo Estado que poderão ser reaplicados na educação, saúde e segurança. Durante o processo de legalização, tanto a mídia, quanto as escolas, ganham o importante papel de informar e conscientizar a população a respeito da Canabis. Garantindo assim o direito de escolha de cada cidadão.