Geografia, perguntado por sabrinatrindad886, 1 ano atrás

Desde o processo de colonização promovido pelos portugueses, houve, no Brasil, um incentivo para que as terras se concentrassem nas mãos de poucos proprietários. Um exemplo disso foi o sistema implantado pelos colonizadores, a partir de 1530, a fim de estabelecer uma administração planejada e a exploração econômica. Grandes extensões de terras foram cedidas pelo rei de Portugal a pessoas influentes com a nobreza portuguesa, em troca do compromisso de colonizar sua porção do território.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
16
Olá!

Já era um hábito da coroa portuguesa recorrer a conjuntos de arranjos institucionais, já testados em outrora, por exemplo na ocupação das ilhas atlânticas da Madeira e dos Açores. Um desses sistemas era a capitania hereditária, que dava direito de domínio a grandes extensões de terra  a um donatário. Em terras brasileiras essas concessões começaram a ser distribuídas entre 1533 a 1535. Os donatários recebiam amplos poderes de jurisdição, com a obrigação de reserva a parte generosa dos lucros de sua capitania a Portugal.

A costa brasileira foi dividida em 15 capitanias, que além do objetivo econômico tinha interesse de estimular o povoamento, por isso os donatários podiam fundar vilas e cidades. Mesmo tendo origem do modelo medieval da experiência portuguesa, o sistema das capitanias hereditárias foram adaptadas para alcançar as necessidades da expansão colonial.
Perguntas interessantes