Biologia, perguntado por liviafarma, 10 meses atrás

Desde a primeira menstruação até o início da menopausa, o estrogênio e a progesterona, hormônios produzidos pelos ovários, estimulam as células mamárias normais. Esses hormônios auxiliam no desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos e na regulação do ciclo menstrual e ovulação. Sabendo-se que, 99% dos tumores de mama acometem as mulheres e são muito raros nos homens, levanta-se a hipótese de que os hormônios estrogênicos podem contribuir para o processo de desenvolvimento do câncer de mama em mulheres, atuando como alimento para células alteradas. Hoje, sabe-se que cerca de 60% dos casos de câncer de mama são estimulados pelos hormônios femininos, principalmente o estrogênio. Assim, o envelhecimento e o sexo (no caso feminino) são fatores de risco para o câncer de mama. Na menopausa há diminuição no estrogênio e na progesterona. Nesse caso, o risco de câncer de mama também é menor?

Escolha uma:
a. Sim, é menor, pois os níveis de hormônios estarão muito baixos, não havendo hormônios suficientes para deflagrar a carcinogênese.
b. Não, o câncer de mama é mais comum em mulheres entre 20 e 30 anos.
c. Sim, pois a carência de hormônios induz a proliferação descontrolada das células no tecido mamário.
d. Sim, os principais agentes impulsionadores da proliferação de células na mama são hormônios.
e. Não, apesar dos níveis de hormônios permanecerem muito baixos, existem ainda outras causas ambientais que podem ocasionar o câncer de mama, como tabagismo, dieta inadequada, alcoolismo, medicamentos, e, também causas de hereditariedade e envelhecimento celular. As células tumorais nas mamas apresentam receptores de hormônios superativados, portanto conseguem proliferar descontroladamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por thiagofqm
0

sim, pois sabemos que diminui hormio e causa cancwer


Perguntas interessantes