História, perguntado por devanirshfla, 4 meses atrás

Descreva as principais teorias do surgimento da vida na terra

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianosilvavava
0

Resposta:

Criacionista, a panspermia, biogênese e abiogênese e a da evolução química, além da teoria do big bang.

Explicação:

A teoria mais aceita atualmente permanece sendo a do padre Georges Lemaítre, que é a teoria do Big Bang, a grande explosão que colocou o universo em movimento e gerou os elementos químicos que se uniram formando a primeira vida e daí por diante.

Entre Biogênese e abiogênese, a biogênese é mais aceita, considerando que somente uma vida anterior pode gerar outra vida. Ela foi aprimorada com o entendimento de evolução química, que defende a vida surgindo a partir de combinações químicas.

O que é Abiogênese (ou geração espontânea)? É uma hipótese de origem da vida que acredita que há uma “força vital” em alguns tipos de matéria orgânica, o que provocou o surgimento da vida. Aristóteles era um dos defensores desta teoria, pois acreditava que a vida poderia surgir de variadas formas a partir de matéria sem vida.

Essa teoria defende que a vida surge da matéria inanimada. Ainda na modernidade havia uma forte defesa dela. Van Helmont considerava que os cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa suja gerava ratos. Naturalistas consideravam que os intestinos produziam os vermes e que carne em decomposição gerava moscas.

O criacionismo considera que a intervenção divina foi a responsável pela origem da vida, criação do planeta e do universo. Inúmeras crenças religiosas acreditam nessa hipótese, e não é impossível que até o meio científico permaneça a considerando.

Uma das formas de se pensar o criacionismo é entendendo que Deus criou o seres já prontos, feitos e desenvolvidos, sem precisar esperar que se relacionassem e fossem passando por alterações no decurso do tempo. Isso contraria todas as pesquisas e experimentos feitos.

Contudo, é possível conciliar o criacionismo com as teorias científicas mais modernas sobre o surgimento do universo ou da vida. Atualmente, a posição de muitos cristãos, principalmente cientistas religiosos, é a de que Deus criou toda a matéria que está em constante mudança. Nesse caso, a forma como tudo se deu é assunto para os cientistas. Ter sido em milhões de anos, não muda nesse caso, que houve um criador inicial.

Perguntas interessantes