“Delegados, homens do Reichstag alemão!
Durante meses, temos sido atormentados por um problema que nos foi forçado pela imposição (diktat) de Versalhes e que, devido à escalada e à deterioração da situação, se tornou, agora, absolutamente intolerável. (…)
Para nós, alemães, o diktat de Versalhes não é uma lei. Não se pode aceitar que alguém seja forçado, com uma pistola apontada e ameaçando matar à fome milhões de pessoas, a assinar um documento e depois proclamar que o documento com sua assinatura forçada seja uma lei solene...”
O fragmento acima contém passagens do discurso proferido por Adolf Hitler no dia 1 de Setembro de 1939, quando as tropas alemãs dão início à invasão da Polônia. Partindo de seus conhecimentos sobre esse episódio e sobre a retórica e a prática nazistas, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
O discurso é evocativo das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores alemães, seguindo a tônica socialismo evidenciada no posicionamento histórico dos nazistas.
b)
A argumentação de Hitler recorre à morte pela fome de milhões de pessoas em referência à grande fome experimentada durante o stalinismo, demarcando as diferenças entre a sua proposta para o fortalecimento da Alemanha e aquela implementada na União Soviética.
c)
Dois elementos se destacam e são evocativos da inspiração totalitária do discurso – (1) a deslegitimação ou negação da política, evidenciada pela recusa constante à institucionalidade do Tratado de Versalhes, e (2) pelo esforço discursivo em imputar aos envolvidos na assinatura do Tratado a culpa pela difícil situação enfrentada pelo povo alemão (o estabelecimento de um inimigo comum, para além das divisões de classe).
d)
A fina ironia empregada pelo ditador no recurso à imagem de que os alemães teriam sido forçados por ameaças de morte a assinar o Tratado de Versalhes.
e)
A afirmação de que o governo colaboracionista de Versalhes (de clara inspiração totalitária) teria sido responsável pelos dilemas enfrentados pelo povo alemão no período, indicativo da cisão entre as diferentes inspirações dos governos autoritários do período.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
estou na dúvida entre as letras C e D
Explicação:
Respondido por
20
Resposta:
a) O discurso é evocativo das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores alemães, seguindo a tônica socialismo evidenciada no posicionamento histórico dos nazistas.
Explicação:
Por exclusao das alternativas
CONFIRMADO PELO AVA
samuelmedeirosdossan:
confirmado mesmo?
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás