2 - Cite as características do gênero crônica presente no texto.
3 - A “voz textual” (tipos de narrador) pode ser classificada em três categorias, sendo elas: narrador
personagem, narrador observador e narrador onisciente. Diga qual é o tipo de narrador do texto acima
e cite um trecho que comprove sua resposta.
4 - Na crônica de Veríssimo, a barata metamorfoseia em ser humano, Valdirene, e depois volta a ser
barata, mas morre logo após isso acontecer. Por que a barata, Valdirene, estava feliz ao se tornar inseto
novamente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
2- Enredo simples e história curta, crítica social com uma sátira e tem poucos personagens .
3- Narrador observador.
Trecho que comprova:
Mas Valdirene mudou.
Mas Valdirene mudou. Empregou o dinheiro. Mudou de bairro. Comprou casa. Passou a vestir bem, a comer bem, a cuidar onde
Mas Valdirene mudou. Empregou o dinheiro. Mudou de bairro. Comprou casa. Passou a vestir bem, a comer bem, a cuidar onde põe o pronome...
Crônica Metamorfose (1992) de Luis Fernando Veríssimo
2 - Como características do gênero crônica presentes no texto em estudo podemos citar: enredo simples, poucos personagens, história curta, crítica social e sátira.
3 - Narrador Observador, pois não há a presença do narrador como personagem, muito menos suas falas ou ações no decorrer da história, assim como, não há momentos em que são narrados situações fora da cena da protagonista, a barata, na história. Apenas há a presença de observações.
Trechos que comprovam:
“Mas Valdirene mudou. Empregou o dinheiro. Mudou de bairro. Comprou casa. Passou a vestir bem, a comer bem, a cuidar onde põe o pronome. Subiu de classe. Contratou babás e entrou na Pontifícia Universidade Católica.”
4 - Quando transformou-se em ser humano, Valdirene tinha que pensar, o que era novidade. Pensar onde morar, o que iria vestir, como se maquiar, pagar as contas e etc. Ao se tornar inseto novamente, ela poderia agir por instinto, como os insetos fazem, sem preocupações. E ainda surge o humor do autor, que de forma subtendida reflete muito bem sobre como o ser humano muitas vezes não raciocina e sim age por instinto como os insetos.
Continue seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/20375087
Bons estudos!