Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro de 1865Art. 1o – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de nove anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só do recrutamento, senão também do serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção.Arquivo Histórico do Exército. Ordem do dia do Exército, n. 455, 1865 (adaptado).No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos "Voluntários da Pátria", encaminhados para lutar na Guerra do Paraguai. Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a)A forma como o Exército brasileiro se tornou o mais bem equipado da América do Sul. B incentivo dos grandes proprietários à participação dos seus filhos no conflito. C solução adotada pelo país para aumentar o contingente de escravos no conflito. D envio de escravos para os conflitos armados, visando
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra E.
Historicamente através do decreto Lei 3.509 de setembro de 1865, institui-se como uma forma de "livrar" algumas pessoas do serviço ao Exército na Guerra do Paraguai.
No entanto, esta prática acabou fazendo com que muitos proprietários de terras enviassem seus escravos em troca de seus filhos, prometendo a estes a carta de alforria (liberdade) caso prestassem o serviço militar. Após este momento e com a promessa os escravos até eram libertos, contudo não tinham outra forma de viver e acabavam se tornando escravos novamente. Além de ter aumentado a taxa de mortalidade dos escravos e a propagação de ideias abolicionistas no exército.
Complemento da questão:
d) envio de escravos para os conflitos armados, visando sua qualificação para o trabalho.
e) fato de que muitos escravos passaram a substituir seus proprietários em troca de liberdade.
Espero ter ajudado !
Resposta: Fato de que muitos escravos passaram a substituir seus proprietário em troca de liberdade
Explicação:
Corrigido pelo Ava