De todas as tarefas que um líder colaborativo precisa desempenham em sua rotina de trabalho, há uma que está entre as mais desafiantes, pois exige muito preparo, autoliderança e diferentes habilidades para ser executada com maestria: a confrontação respeitosa de comportamentos problemáticos dos liderados. A dificuldade aqui é guiar um processo de confrontação exclusivamente dentro de uma abordagem colaborativa, sem atolar-se atitudes autoritárias típicas dos líderes autocráticos. No entanto, quando um líder é posto à prova – seja por enfrentar problemas difíceis ou ter que líder com comportamentos problemáticos – e demonstra grande competência ao confrontar tais situações de forma equilibrada e engenhosa, ele comprova a efetividade da liderança colaborativa na administração de problemas complexos. Além disso, o processo de confrontação respeitosa é conduzido de forma tão admirável, sensata e diplomática, que faz pensar que se todos tivessem esse treinamento durante a educação formal, certamente haveria mais paz no mundo. Analise as informações apresentadas na tabela a seguir e associe as cinco premissas a respeito de confrontação apresentadas na coluna a, com suas respectivas explicações descritas na coluna b
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A: I - 5; II - 1; III - 2; IV - 3; V - 4.
Explicação:
Confirmado no AVA
Resposta:
I - 5; II - 1; III - 2; IV - 3; V - 4
CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
A resposta correta é: I - 5; II - 1; III - 2; IV - 3; V - 4
As cinco premissas sobre o processo de confrontação respeitosa de problemas são a base orientadora, a quinta essência do método de confrontação respeitosa de comportamentos problemáticos.
A primeira premissa declara que confrontação é inevitável, pois é algo natural que ocorre quando ajustes são necessários dentro de relacionamentos.
A segunda premissa afirma que a confrontação é uma forma de intimidade, pois nós só confrontamos um problema numa conversa com alguém quando a pessoa é significativa para nós e temos intimidade suficiente para falar sobre algo que foi violado.
A terceira premissa é sobre o fato de que para confrontar alguém, nós precisamos de respeito mútuo.
A quarta premissa é sobre a confrontação ser um ato de responsabilidade do líder para com o liderado.
A quinta premissa apresenta a confrontação é comunicação eficaz em tempos de estresse, pois quando confrontamos um comportamento problemático, usamos engenhosamente as palavras e nossa percepção para promover harmonia.
Confirmado no AVA