História, perguntado por krcaldas22oynroc, 10 meses atrás

de que maneira a expansão industrial modificou a organização das sociedades no século XIX

Soluções para a tarefa

Respondido por mccopiasecartuchos
12

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.  

Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.  

Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente  

A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. Criando enormes concentrações urbanas; a população de Londres cresceu de 800 000 habitantes em 1780 para mais de 5 milhões em 1880, por exemplo. Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte. Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas por semana. O salário era medíocre (em torno de 2.5 vezes o nível de subsistência) e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor.  

A produção em larga escala e dividida em etapas iria distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passava a dominar apenas uma etapa da produção, mas sua produtividade ficava maior. Como sua produtividade aumentava os salários reais dos trabalhadores ingleses aumentaram em mais de 300% entre 1800 até 1870. Devido ao progresso ocorrido nos primeiros 90 anos de industrialização, em 1860 a jornada de trabalho na Inglaterra já se reduzia para cerca de 50 horas semanais (10 horas diárias em cinco dias de trabalho por semana).  

Horas de trabalho por semana para trabalhadores adultos nas indústrias têxteis:  

1780 - em torno de 80 horas por semana  

1820 - 67 horas por semana  

1860 - 53 horas por semana  

2007 - 46 horas por semana  

Segundo os socialistas, o salário, medido a partir do que é necessário para que o trabalhador sobreviva (deve ser notado de que não existe definição exata para qual seja o "nível mínimo de subsistência"), cresceu à medida que os trabalhadores pressionam os seus patrões para tal, ou seja, se o salário e as condições de vida melhoraram com o tempo, foi graças à organização e aos movimentos organizados pelos trabalhadores.  

Movimentos  

Alguns trabalhadores, indignados com sua situação, reagiam das mais diferentes formas.

Respondido por lucasnmattos
3

As novas tecnologias, a produção em larga escala e as novas formas de expansão do capitalismo são exemplos de fatores ligados à expansão industrial que influenciaram na organização das sociedades durante o século XIX e posteriores.

A expansão industrial no século XIX

A expansão industrial ocorrida durante o século XIX ocorreu de forma desigual no espaço e no tempo. Isso quer dizer que alguns países se incluíram mais rapidamente nesse processo, e dele puderam aproveitar para acumular mais recursos, enquanto outros países apresentaram industrialização tardia.

Por isso, foi possível criar novas relações econômicas entre países. Ainda que mantivessem, em grande parte, o padrão colonial, esse novo período de expansão do capitalismo foi chamado de Imperialismo, pela sua capacidade de formar monopólios.

Para saber mais sobre a expansão industrial e seus efeitos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51355710

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes