História, perguntado por cleniaalmeida4, 9 meses atrás

de que forma os pensadores iluministas tentavam romper a hegemonia do cristianismo e o sentido religioso na Explicação dos fenômenos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Explicação:

sobre o Iluminismo, este movimento enfatizou a capacidade humana de usar sua razão, de conhecer a realidade e intervir nela. Mas talvez você esteja se perguntando “como se dá este processo de iluminação?”

O processo de iluminação se daria pelo desenvolvimento da capacidade intelectual, libertando-se dos medos irracionais, superstições e crendices, levando o ser humano a questionar as tradições vulgares e a construir uma nova ordem racional para a sociedade.  Esta era a premissa. Então, você acha que isto se realizou?

Veja os principais pensadores do Iluminismo:

Montesquieu (Charles Louis de Secondat) – fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”.

Voltaire (François-Marie Arouet) – Critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das ideias iluministas.

Denis Diderot – Dedicou parte de sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição.

Jean de la Rond D’Alembert – Escreveu e ajudou na organização da enciclopédia.

Jean-Jacques Rousseau – Redigiu alguns verbetes para a Enciclopédia. Muitas vezes com abordagens contrárias as dos seus colegas iluministas, o que lhe rendeu a fama de briguento. Sua principal obra foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.

John Locke – Pensador inglês, que trabalhou as questões do Contrato Social. Ele tinha como premissa que a mente do ser humano era uma “tábula rasa” a ser moldada pela cultura.

Adam Smith – Filósofo Inglês, e que trabalhou também as questões da economia moderna, baseadas na liberdade de empreender. Para ele, a riqueza das nações era decorrente do esforço de empreender, e não de monopólios. Defendeu o fim da política mercantilista.

Perguntas interessantes