História, perguntado por amandasilva43, 11 meses atrás

de que forma a revolução cientifica do seculo xviii contribuiu para a formação teorica do movimento iluminista

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinabogeia
6
Boa noite,
A ciência moderna 
O método científico – Desde o século XVI, novas descobertas vinham modificando significativamente o campo da ciência. Algumas teorias, até então aceitas (como a teoria geocêntrica), começaram a ser questionadas e abandonadas. O século XVII foi marcado pelo aparecimento do método científico moderno, com o qual condenava-se a tradição e todas as formas de conhecimento não racionais. O filosofo francês René Descartes foi um dos precursores desse novo movimento científico, que considera a razão a única via segura para a construção do conhecimento do mundo. 
O avanço científico - Estudos produzidos entre os séculos XVI e XVII ajudaram a institucionalizar essa nova forma de conhecimento. Durante esse período foram realizados importantes avanços científicos em vários campos. Os trabalhos de Copérnico, Galileu e Kepler revolucionaram a astronomia; os de Descartes a matemática e os de Newton, a física. O aparecimento de instrumentos técnicos como o telescópio e o microscópio contribuíram para novas descobertas e o desenvolvimento das ciências. Graças a esse movimento, foram lançadas as bases do método científico moderno. A partir dos estudos de Descartes, o empirismo (doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experimentação), e a sistematização passaram a ser considerados os pilares da ciência moderna. 
A Ilustração 
O Iluminismo ou Ilustração - Foi um movimento que reuniu um grupo de pensadores do século XVIII, que começaram a se mobilizar em torno da defesa de idéias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes na Europa. Refletindo sobre questões filosóficas que pensavam a condição humana, o movimento iluminista defendeu a liberdade do indivíduo, o racionalismo, o progresso do homem, o fim do Antigo Regime e o anticlericalismo. Desse modo, os pensadores ilustrados denunciaram a injustiça social, a doutrinação religiosa, o estado absolutista e todos os artifícios e vícios de uma sociedade corrompida que não reconhecia o "direito natural" do homem à felicidade. Destacam-se ainda como valores morais do Iluminismo a tolerância, o humanismo, a ênfase no livre-arbítrio do homem e a valorização da natureza. 
Quadro geral - O Iluminismo foi um movimento político, cultural e filosófico fortemente marcado pela postura crítica e o racionalismo, que defendia a razão único caminho para trazer "luz" e conhecimento à sociedade moderna. Alguns de seus idealizadores, como Rousseau, pleiteavam a propagação do conhecimento e da educação a todas as camadas sociais como o meio ideal para construir uma sociedade melhor. 
Nessa empreitada, o desenvolvimento da ciência deveria garantir o desvelamento dos mistérios do mundo. O Iluminismo é considerado também uma visão burguesa da realidade, uma vez que, dentre suas obras destacam-se muitos escritos sobre política e discussões sobre a existência de uma forma ideal de governo. Dentre suas principais reivindicações, encontra-se o fim do absolutismo na França assim como tinha ocorrido na Inglaterra. Essa corrente de pensadores ficou conhecida como iluministas e o século XVIII, como o "Século das Luzes".
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes