História, perguntado por Ceicasilvah8119, 11 meses atrás

De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote pelo qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revela a temeridade americana com relação a influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana. (GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (Org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133)

a) De acordo com o texto, por que a Revolução Cubana foi um marco na História da América Latina? Justifique. b) De que maneira o reconhecimento da miséria no continente latino-americano e a oferta de recursos poderiam, na visão dos Estados Unidos, evitar a propagação de revoluções? Elabore uma justificativa baseada no que você estudou neste capítulo sobre a Revolução Cubana. c) No contexto da Guerra Fria, qual era a preocupação dos Estados Unidos diante de episódios como a declaração do caráter socialista da Revolução Cubana e o alinhamento de Cuba com a União Soviética, em 1961? d) De que maneira esses episódios influenciaram ações como a “Aliança para o Progresso”?

Soluções para a tarefa

Respondido por anapbertho
20
Olá,

a) Segundo o texto, a Revolução Cubana foi um símbolo de liberdade frente os Estados Unidos. Isto porque a influência deste país na América Latina era tamanha e Cuba era até então um bom exemplo disso. Desde 1898 era tutelada pelos EUA e era destino de americanos que queriam se divertir em seus cassinos e praias. Com a revolução, mostra-se que os países poderiam lutar contra este imperialismo, pois havia uma alternativa socialista.

b) Contra o julgo norte-americano e as desigualdades sociais que o país apresentava, a revolução se propôs a criar uma sociedade mais justa.
Os norte-americanos, então, acreditavam que ao oferecer ajuda humanitária para o continente, os povos não teriam necessidade de recorrer ao socialismo. 

c) A Guerra Fria, iniciada depois da Segunda Guerra Mundial, foi marcada pela disputa das ideologias e modelos capitalista e socialista, liderados, respectivamente, por EUA e URSS. A preocupação americana era que os outros países da América Latina, que possuíam os mesmos problemas sociais que Cuba, optassem pelo socialismo como via de transformação.

d) A aliança para o progresso foi uma das tentativas propostas para este problema. Os EUA forneceriam dinheiro para que os países latinos progredissem.

Posteriormente, os golpes militares foram outra alternativa empregada contra o medo do avanço do socialismo na região.

Bons estudos!
Perguntas interessantes