dê exemplo de práticas etnocêntricas em diferentes épocas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Repudiar religiões que não são predominantes em seu país ou região. Um exemplo é a umbanda ou islamismo. Muitas pessoas de origem ocidental tem extremo preconceito contra estas religiões, considerando os seguidores da primeira como "macumbeiro.s" e os seguidores da segunda como "fanático.s". Típicas atitudes etnocêntricas;
- Criticar hábitos alimentares de outras culturas. Novamente o mundo ocidental mostra seu preconceito. Agora o quesito é alimentação, principalmente em relação aos asiáticos. Pelo simples fato de terem o hábito de se alimentarem de cachorros e outros bichos exóticos, como escorpião, alguns consideram aquilo extremamente errado. Mas em relação aos cães, onde o debate é muito grande, temos que levar em conta inúmeros fatores. Muita gente que critica não sabe que os coreanos, por exemplo, não domesticou os cães nos primórdios de sua civilização, o que provoca esse "desapego". Mas não é menos cruel do que matar uma vaca ou um porco.
- Outra coisa típica do etnocentrismo é o ataque a algumas crenças. A principal nação afetada é a Índia. Muitas pessoas preconceituosas dizem simplesmente ser TO.LO, IMB.ECIL, que uma vaca seja sagrada. Além disso, muito se diz que o sistema de castas é errado. Mas vamos aos fastos, e daí que uma vaca seja considerada sagrada? Tudo vem da imaginação do homem. Se eu quiser falar que uma pedra é sagrada, eu vou falar. Não é menos pior do que afirmar que uma estátua achada num rio em Aparecida seja sagrada. Portanto, deve se respeitar as crenças. Quanto às castas, elas são bacanas? Do ponto de vista social, absolutamente não. Pois ela desvaloriza o ser humano. Mas não podemos dizer que ela é "errada". É algo que o povo indiano segue a risca, e são crenças milenares. Acreditam que as sociedade indiana foi dividida conforme a parte do corpo de seu Deus Brahma. Portanto, não é certo nem errado, é crença deles.
- Por fim, várias coisas podem ser alvos de pessoas preconceituosas. Desde a gosto musical, roupas, línguas, etc. Quando pessoas são intolerantes, nada pode sair do "padrão" considerado certo por eles.