De dónde es el origen de las palavras Ser y Estar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na filosofia, ser significa a existência de uma coisa. Tudo o que existe é ser.
Ser é um conceito que engloba características objetivas e subjetivas da realidade e da existência. O conceito de ser atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios.
O Ser é portanto um dos conceitos fundamentais da tradição filosófica ocidental. Platão acreditava que o ser é o poder existir.A palavra "ser" vem do português antigo seer. Algumas formas do verbo "ser" vieram do latim vulgar essere, que se origina do latim esse, sum, enquanto outras formas, inclusive a forma do infinitivo "ser", vêm do latim sedēre, sedeō, que significa "estar sentado".
O esse do latim, se origina do grego εἰσί (eisi), sendo εἰσί a terceira pessoa do plural do indicativo ativo presente do verbo ser/estar em grego. A sua forma no infinitivo é εἶναι (einai), e a forma da primeira pessoa do singular do indicativo ativo presente é εἰμί (eimi).
O verbo grego εἰμί (ser/estar - sou/estou) vem da raiz do Proto-Indo-Europeu *h₁ésmi, significando, ao que tudo indica, existir, ser e estar, de onde também se originam outras palavras cognatas da mesma família linguística, a se destacar o sânscrito अस्मि (asmi) e o inglês am.
A terceira pessoa do singular do indicativo ativo presente no grego é ἐστί (esti), enquanto em latim é est, em alemão é ist, em inglês é is, em francês é est, em italiano é è, em espanhol é es e, finalmente, em português, é.
Explicação: espero ter ajudado