02. Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes históricas são:
a) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.
b) utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.
c) diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo material ou simbólico.
d) documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais.
e) todas as referências de atividades humanas, pois compõem o patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do seu passado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a D é falsa
Explicação:
A) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.
Correto. As fontes históricas são vestígios, traços de um passado, de fenômenos que já acontreceram, de eventos que já se realizaram, mas que permanecem entre nós, através destas fontes, que devem ser apropriadas e criticadas pelo historiador.
b) Utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.
Correto. Utensílios, ferramentas e artefatos são, de fato, tipos de fontes que podem chegar ao profissional da história para que ele as analise.
c) Diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural - de tipo material ou simbólico.
Correto. Os tipos distintos de referência ao passado, como é o caso de um documento, de uma pintura ou de uma entrevista oral, servem para que analisemos de maneira mais completa o funcionamento da história.
d) Documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais e não verdadeiras.
Falso. Essa noção de que os documentos escritos são os únicos com valor já foi abandonada, e é hoje criticada pelos historiadores.
e) Todas as referencias de atividades humanas, pois compõem o patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do seu passado.
Correto. É verdadeiro afirmar que as referências às atividades humanas, de qualquer tipo, podem ser entendidas como fontes, quando apropriadas pela interpretação do historiador.