Português, perguntado por mariananarques, 9 meses atrás

De acordo com Padre Vieira, respeitável pregador luso-brasileiro, em trecho de um de seus sermões, no Sermão da Sexagésima (In: os sermões. São Paulo: Difel, 1968. VI, p. 99), afirma que

[...] o sermão há de ser duma só cor, há de ter um só objeto, um só assunto, uma só matéria. Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura porque é preciso declarar a tese com a razão, confirmar com o exemplo, amplificar com as causas, com os efeitos e com as circunstâncias para convencer e persuadir o ouvinte.

Sobre as duas asserções, é correto afirmar que:

A)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda, uma justificativa correta da primeira.

B)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D)A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

E)Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.


mariananarques: Resposta correta letra a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda, uma justificativa correta da primeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
41

As proposições são:

" [...] o sermão há de ser duma só cor, há de ter um só objeto, um só assunto, uma só matéria. Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura"

porque

"é preciso declarar a tese com a razão, confirmar com o exemplo, amplificar com as causas, com os efeitos e com as circunstâncias para convencer e persuadir o ouvinte."

Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Alternativa A.

O Padre Vieira, um dos principais pensadores da Escola Jesuítica no Brasil, defendia neste sermão que a culpa dos povos nativos não se converterem ao cristianismo não era deles mesmos, mas do modo inadequado como os padres desenvolviam os seus sermões.

Escreve, portanto, um argumento claro, com começo, meio e fim, que demonstra na prática ao mesmo tempo que defende a tese de que a comunicação deve pautar-se pela clareza e pela comunicabilidade daquilo que se deseja afirmar.

Respondido por jussileneberti74
24

Resposta:

Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Alternativa A.

Explicação:

RESPOSTA CONFERIDA E CORRETA.

Valeu Eduardo

Perguntas interessantes