História, perguntado por RianEstudante3346, 2 meses atrás

De acordo com o texto, a seleção e a definição do patrimônio cultural a ser preservado devem ser feitas por meio da a) vontade subjetiva dos atores implicados. B) consideração técnica dos bens avaliados. C) atuação autônoma dos órgãos competentes. D) viabilidade econômica da proteção patrimonial. E) participação democrática da coletividade envolvida

Soluções para a tarefa

Respondido por martacruzlopes13
0

A preservação do patrimônio histórico apresenta despesas para o Governo, que muitas vezes evita a sua reforma pelos custos envolvidos. Identificamos a alternativa correta como a letra D) Viabilidade econômica da proteção patrimonial.

Patrimônio Histórico Cultural

Podemos definir como patrimônio histórico cultural os bens produzidos, materiais ou imateriais, que identificam uma determinada cultura, e que devem ser preservados, a fim de transmitir os valores e hábitos que caracterizaram determinado povo.

O patrimônio histórico material pode ser identificado mediante a presença de monumentos, parques naturais, descobertas arqueológicas, entre outros exemplos.

O patrimônio histórico imaterial pode ser identificado mediante festas populares, rituais religiosos, receitas culinárias, entre outros exemplos.

'Sua pergunta está incompleta, mas muito provavelmente sua pergunta completa era ...'

Nesse sentido, o reconhecimento da diversidade de contextos culturais, da pluralidade de representações desses contextos, do conflito dos interesses em jogo e da necessidade de se definir um consenso — o que preservar, com que finalidade, qual o custo etc. — pressupõe a necessidade de se criarem espaços públicos para usufruto da comunidade e para as próprias tomadas de decisão. Processo complexo e nem sempre viável, mas em princípio possível, hoje, quando descentralização e organização da sociedade civil são palavras de ordem. Nesse contexto, tanto a autoridade do saber (dos intelectuais) quanto do poder (do Estado e da sociedade, por meio de suas formas de representação política) têm papel fundamental no processo de seleção do que deve ser preservado, mas não constituem poderes decisórios exclusivos. FONSECA, M. C. L. Referências culturais: base para novas políticas de patrimônio. Políticas sociais: acompanhamento e análise, 2001 (adaptado).

Entenda mais sobre patrimônio cultural brasileiro aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40470668

#SPJ4

Perguntas interessantes