De acordo com o Ministério da Saúde (2017) a gravidez entre as adolescentes teve uma redução de 17% entre 2004 e 2015, o número de neonatos nascidos de mães com idades entre 10 e 19 anos em 2004 era de 661,2 mil em 2015 546,5 mil. A redução é tímida e continua sendo um importante problema de saúde pública. Atualmente existem diversas formas de “prevenir” uma gravidez, existem os métodos de barreira, como o preservativo e os mais os métodos hormonais, os hormônios são os mais utilizados e estão disponíveis em diversas apresentações, sendo as mais comuns a oral e a injetável.
Dentro do contexto apresentado no texto, considerando que o enfermeiro é o profissional que tem o primeiro contato com o adolescente nos serviços de saúde, assinale a alternativa que melhor define o papel deste profissional no cuidado ao adolescente.
Escolha uma:
a.
O profissional enfermeiro tem o papel de tratar a adolescente gestante durante todo o pré-natal, oferecendo suporte para as dúvidas, além disso, após o parto deve orientar sobre os métodos contraceptivos, importância de se evitar a reincidência de outra gestação na adolescência, e o risco de transmissão de DST.
b.
O profissional enfermeiro deve orientar o adolescente quanto aos métodos contraceptivos, importância do acompanhamento familiar e compartilhar sobre sua sexualidade, o que facilita a relação de confiança, e também orientar quanto a utilização de forma errada e indiscriminada da “pílula do dia seguinte”.
c.
O profissional enfermeiro tem o papel de orientar o adolescente quanto às escolhas de parceiros sexuais, bem como sobre como utilizar os métodos contraceptivos, e orientar quanto a utilização da “pílula do dia seguinte”, que também é considerada um método contraceptivo eficaz e confiável.
d.
O profissional enfermeiro tem o papel de orientar o adolescente quanto aos métodos contraceptivos, importância do acompanhamento médico e também oferecer a opção da “pílula do dia seguinte”, como método anticoncepcional para a prevenção de uma gravidez indesejada em casos de relações desprotegidas.
e.
O profissional enfermeiro tem o papel de orientar o adolescente quanto aos métodos contraceptivos, importância do acompanhamento médico e também orientar quanto a utilização da “pílula do dia seguinte”, em relação aos malefícios causados pelo uso indiscriminado deste método.
Soluções para a tarefa
Respondido por
42
e. O profissional enfermeiro tem o papel de orientar o adolescente quanto aos métodos contraceptivos, importância do acompanhamento médico e também orientar quanto a utilização da “pílula do dia seguinte”, em relação aos malefícios causados pelo uso indiscriminado deste método.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Espanhol,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás