De acordo com o materialismo dialético e histórico, teoria sociológica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, o poder político institucionalizado no Estado é invariavelmente uma ditadura. Assinale a alternativa correta a respeito dessa concepção marxista do Estado. *
a) A ditadura a que se referem Marx e Engels é exclusivamente aquela existente nos países do socialismo real, em que o regime de partido único assegura a unidade da população em torno das medidas socialistas. Trata-se, na visão desses autores, de uma ditadura necessária ao bem-estar da humanidade.
b) De acordo com a perspectiva conceitual do marxismo, a dominação econômica de uma classe sobre as outras assume sua forma política no Estado, que, portanto, caracteriza-se como uma ditadura. Tal situação, salientam Marx e Engels, é superada apenas no capitalismo, quando o sufrágio universal cancela as diferenças sociopolíticas de classe.
c) A concepção marxista, segundo a qual o Estado é sempre ditatorial, consiste na tese de que o poder político institucionalizado é necessariamente um instrumento dos interesses da classe de proprietários dos meios de produção. Portanto, o Estado é sempre a ditadura da classe social dominante sobre as classes sociais dominadas.
d) Conforme o materialismo dialético, o Estado é sempre uma ditadura, pois, no limite, utiliza-se da força física para que prevaleçam decisões políticas, particularmente quando estas são elaboradas por círculos burocráticos restritos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
C. A concepção marxista, segundo a qual o Estado é sempre ditatorial, consiste na tese de que o poder político institucionalizado é necessariamente um instrumento dos interesses da classe de proprietários dos meios de produção. Portanto, o Estado é sempre a ditadura da classe social dominante sobre as classes sociais dominadas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes