De acordo com o filme "Tempos Modernos" aponte as informações de acordo com os pontos solicitados
abaixo:
a) Luta de classes [desigualdade social, ideologia]. Quais são os aspectos relatados no
fime?
b) Estado moderno. Como o Estado funciona no interior da economia capitalista?
c) Tecnologia. Descreva a fábrica funcionando segundo o modelo produtivo fordista.
d) Trabalhador. Refletindo acerca da situação do trabalhador no filme como o este é explorado
para uma maximização do lucro?
e) Situação social. Como o trabalhador e o patrão esboçam as suas convicções sobre a sua
realidade economica, ou seja, o que eles almejam.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Marx é conhecido como o fundador da doutrina comunista. Ao contrário dos outros filósofos, não buscava compreender o mundo, mas sim modifica-lo por meio da luta de classes, esse seria o grande motor da história. Sobre o poder politico, dizia que era “o poder organizado de uma classe social para a opressão de outra”, mas especificamente era o poder concentrado nas mãos de uma minoria, a burguesia, utilizado para manter seus interesses econômicos, oprimindo a maioria, os proletariados. Porém, Marx acreditava que quando a classe social oprimida tomasse conhecimento de que poderiam modificar o mundo, tomariam o poder, instaurando o socialismo.
Carlito, um trabalhador fabril que acaba alienado por seu trabalho. O filme se passa no inicio da Revolução Industrial, onde a maquina a vapor além de desencadear uma revolução tecnológica provocou mudanças drásticas nos hábitos, costumes e valores dos trabalhadores da época.
Carlito encontra uma jovem órfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver. O filme tem inicio com Chaplin trabalhando em uma metalúrgica, sua função na linha de montagem era apertar parafusos. Após reproduzir tal tarefa inúmeras vezes, o trabalhador acaba alienado e com uma crise nervosa, para Marx isso é extremamente contraditório, pois o trabalho deveria ser fonte de realização para o ser humano. Essa cena demonstra como o homem era submisso ao ritmo imposto pela máquina (esteira de montagem).
Estão acontecendo diversas greves protagonizadas por operários desempregados, uma verdadeira ebulição social. Marx acreditava na filosofia da história, onde o proletariado, cansado de ser oprimido pelo capitalismo, se revoltaria, instaurando um estado forte e socialista para mais tarde acabar com o próprio Estado e com qualquer meio de dominação sobre o povo, essa fase seria o Comunismo. Porém só seria possível derrubar o sistema capitalista com as greves e revoltas dos operários, em outras palavras, a luta de classes seria o motor da história.
demonstrar a dialética predominante na época. Consistia em operários oprimidos trabalhando para burgueses opressores. Ai está o motor da história, como Marx o definiu. Para Marx, essa época seria um terreno fértil para revolução, onde quanto mais opressão, mais forte seria a tomada de consciência do proletário, como se vê numa das cenas de protesto em que Carlito é preso.
Após perder o emprego devido a sua crise nervosa, provocada pela alienação ao trabalho continuo, Carlito é preso ao ser confundido com o líder de uma manifestação comunista. A personagem, durante seu tempo na prisão, conquista a confiança dos policiais aos poucos e acaba ganhando regalias, entre elas, uma cela mais confortável.
Quando os proletários percebessem que estavam em maioria e poderiam derrubar a burguesia, instaurado o seu próprio governo, haveria uma grande revolta, porém, Marx acreditava na existência dos lupemproletariados, eram aqueles que por estarem fora do mercado formal de trabalho e não possuírem qualquer tipo de consciência de classe, lutariam a favor do capitalismo e da burguesia atuando como uma massa de manobra. Carlito se enquadra nesta classe social, pois além de desempregado, não compreende a crueldade do sistema em que está inserido, acabando alienado por ele.
Carlito conhece uma jovem órfã (cujo pai morreu durante um protesto de desempregados). A menina sobrevive roubando comida. A história segue com ela e Carlito sonhando em adquirir uma casa própria Essa parte é importante, pois durante sua “imaginação”, Carlito se vê como um burguês, ao tirar o leite da vaca, por exemplo, o leite sai sozinho. Na visão de Marx, o burguês não trabalha para ter aquilo que possui, alguém sempre faz o serviço por ele. Carlito fica determinado a arranjar um emprego: “Vou ter uma casa, nem que eu tenha que trabalhar para isso”.
porém, após cinco prisões da personagem principal e as incontáveis vezes que falhou em seus trabalhos, “Tempos Modernos” chega ao fim. o: a jovem, desolada e sem esperanças restantes, diz para Carlito que nunca vão conseguir alcançar seus tão almejados sonhos para serem felizes e que não faz mais sentido continuarem tentando. O final reflete a ideia de economia para Marx. O filme se passa em uma sociedade capitalista, por isso todas as outras esferas sociais, se baseiam no capitalismo, inclusive a moral dos personagens, inteiramente influenciada pela ética do capital. Onde os proletários são levados a crer que um dia serão burgueses, se trabalharem duro para isso.
No início da Revolução Industrial, acreditava-se que o aumento da produção iria gerar a igualdade social, mas, ao contrário, a abundância e as novas tecnologias ficaram restritas há poucos e só os mais ricos usufruíam dos seus benefícios.Autores deste artigo: Eduardo Morello Santos