De acordo com Lobo (2010, p. 47) "o brainstorming é um método de geração coletiva de novas ideias pela contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo". A utilização desse método baseia-se no pressuposto de que um grupo gera mais ideias do que os indivíduos isoladamente e constitui, por isso, uma importante fonte de inovação pelo desenvolvimento de pensamentos criativos e promissores. LOBO, R. N. Gestão da Qualidade. Ed. 1. São Paulo: Érica, 2010. Sobre o método brainstorming analise as asserções a seguir. I. É um método informal e com regras flexíveis para a participação dos integrantes, assim é possível o surgimento de ideias inovadoras. PORQUE II. Realizar uma sessão de brainstorming de maneira estruturada poderá inibir novas ideias e constranger participantes novatos. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:.
Soluções para a tarefa
A informalidade e a flexibilidade (alternativa 2) são duas grandes características do Brainstorming.
Alternativa 2: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
I. É um método informal e com regras flexíveis para a participação dos integrantes, assim é possível o surgimento de ideias inovadoras.
VERDADEIRO. Isso ocorre porque a ferramenta Brainstorming (que traduzida ao português significa tempestade de ideias) tem a função de explorar a capacidade de criação (e desenvolvimento) de uma equipe de trabalho. Desse modo, o trabalho desenvolvido pelo líder não precisa ser necessariamente formal.
II. Realizar uma sessão de brainstorming de maneira estruturada poderá inibir novas ideias e constranger participantes novatos.
FALSO. Na verdade, a sessão estruturada do Brainstorming ajuda cada colaborador no entendimento das sugestões e ideias sobre os produtos e/ou serviços da organização. Nesse sentido, é incorreto afirmar que o modelo estruturado pode constranger os colaboradores novatos.
Segue o restante da pergunta:
(...)
Alternativas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Cuide-se bem!