ENEM, perguntado por dudakeme1487, 1 ano atrás

De acordo com a linha de pensamento social brasileiroexposta no texto, assinale a alternativa correta.A A modernização das estruturas arcaicas nãointerfere no desenvolvimento brasileiro frente àmundialização da economia.B No âmbito do desenvolvimento desigual ecombinado, a classe trabalhadora sustenta-se porrelações de estabilidade e valorização crescentede sua força de trabalho.C O desenvolvimento histórico característico dospaíses latino-americanos é uma fase constitutivado padrão de desenvolvimento contemporâneodos países centrais.D A colonização e a dependência externa sãocaracterísticas que marcaram a história do Brasilaté os anos 1960, quando então, o país rompeucom o ciclo de exploração característico dasvelhas classes dominantes.E No Brasil, o desenvolvimento desigual ecombinado é um dos fatores da concentraçãode riqueza no país, por isso sua manutenção éfuncional às classes dominantes, historicamenteconservadoras e autocráticas.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
2

A A modernização das estruturas arcaicas não interfere no desenvolvimento brasileiro frente à mundialização da economia.

Falso. A modernização das estruturas arcaicas modifica não só as relações entre o Brasil e a economia internacional, mas entre as próprias estruturas constituintes do mercado interno nacional.

B No âmbito do desenvolvimento desigual e combinado, a classe trabalhadora sustenta-se por relações de estabilidade e valorização crescente de sua força de trabalho.

Falso. Predomina no campo do serviço social a noção de que o desenvolvimento da classe trabalhadora é ceifado pelo poder do capital, principalmente internacional.

C O desenvolvimento histórico característico dos países latino-americanos é uma fase constitutiva do padrão de desenvolvimento contemporâneo dos países centrais.

Falso. O desenvolvimento histórico dos países latino-americanos é submisso ao desenvolvimento dos países centrais, pois estes exploraram o restante do mundo economicamente.

D A colonização e a dependência externa são características que marcaram a história do Brasil até os anos 1960, quando então, o país rompeu com o ciclo de exploração característico das velhas classes dominantes.

Falso. Durante o período apontado por esta alternativa, após 1960, o Brasil foi governado pela Ditadura Militar, que, na realidade, entregou vários setores nacionais ao capital internacional.

E No Brasil, o desenvolvimento desigual e combinado é um dos fatores da concentração de riqueza no país, por isso sua manutenção é funcional às classes dominantes, historicamente conservadoras e autocráticas.

Correto. A concentração de riquezas no Brasil é marcada por um processo histórico ligado ao domínio de certas classes aristocráticas.

Perguntas interessantes