De 1964 até o final da década de 1970, as produções e manifestações artísticas brasileiras bem como os movimentos culturais foram marcados:
9 pontos
por um processo crescente de censura, que objetivava o fim da liberdade de expressão artística e impunha às massas uma cultura de concordância com o regime militar.
pela produção livre de todo e qualquer conteúdo artístico-cultural, e pelo incentivo do Estado e dos meios de comunicação de massa para sua veiculação ao grande público.
pela inexistência de uma arte de contestação, uma vez que toda a comunidade da cultura e das artes estava imbuída do ideal de país apresentado pelos governos do período.
pelo grande incremento da cultura popular de contestação ao governo, através do apoio irrestrito dos grandes meios de comunicação de massa, como as emissoras de rádio e TV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Expl
icação: por um processo crescente de censura, que objetivava o fim da liberdade de expressão artística e impunha às massas uma cultura de concordância com o regime militar.
É correta a alternativa A, tendo sido a censura instituída desde os primeiros meses da ditadura militar, censura que se tornaria cada vez mais profunda e cada vez mais arbitrária à medida que o próprio regime se tornasse cada vez mais violento e repressivo.
Isto não significa que não houvesse movimentos artísticos de contestação ao governo (o principal deles foi a Tropicália, que surgiu neste período), e sim que os movimentos que existiam eram fortemente reprimidos pelo governo, tendo muitos artistas sido forçados a se exilar para que não acabassem presos ou mortos pelo regime.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19978785