Dantas (1992) descreve um “circuito perverso” da emoção, que é caracterizado em várias teorias como desorganizador do comportamento. No contexto escolar, que alternativa é condizente com a perspectiva de Wallon acerca desse problema? * a) A educação é um processo gradativo de supressão da emoção, até que o educando atinja o estado ótimo de racionalidade. b) A responsabilidade da escola se concentra na aquisição cognitiva, não havendo espaço na educação para as questões da afetividade. c) Professores, enquanto adultos, são imunes ao “circuito perverso” da emoção, pois são capazes de mobilizar a razão em qualquer circunstância. d) O “circuito perverso” da emoção tem caráter contagioso, de modo que a ansiedade infantil pode gerar no professor sentimentos de angústia e irritação. e) Como crianças são naturalmente afetivas, só faz sentido falar em controle emocional, no contexto escolar, voltado ao professor.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a d) O “circuito perverso” da emoção tem caráter contagioso, de modo que a ansiedade infantil pode gerar no professor sentimentos de angústia e irritação.
Circuito Perverso se apresenta como o movimento em que a emoção que ocorre na criação irá determinar a emoção do adulto. Esse comportamento se relaciona com o chamado hipnose do peixe.
Esse circuito se apresenta dentro de uma grande parte dos conteúdos que são escritos sobre a questão da afetividade. O que explica o motivo da emoção ser contagiosa em que a ansiedade infantil gera no professor sentimentos semelhantes.
O conhecimento dessa questão só poderá ser alterado pelo adulto que, entendendo esse movimento e o compreendendo, pode reverter.
Espero ter ajudado.