dança das fitas sofreu alguma modificação ao longo do tempo?
Soluções para a tarefa
Resposta:A dança foi surgindo por meio de gestos e sons, muito antes do que podemos chamar de palavras. As danças tendiam à união cósmica, isto é, relacionavam-se com o cosmos, o universo. É assim que podemos entender o processo de desenvolvimento da dança que auxiliou – e auxilia – o homem na expressão e no conhecimento da natureza e da cultura, da divindade e das questões religiosas. Todas as danças foram se tornando cênicas, isto é, passaram a ser apresentadas ao público com uma função diferente daquela de adorar os deuses ou a natureza.
É muito importante lembrar que a dança não é apenas feita de movimento ou do corpo. Valerie Preston-Dunlop é uma referência quando nos fala de quatro elementos fundamentais, que em conexão, formam a dança. São eles: movimento, espaço, som e corpo. Qualquer pessoa que dança, seja ela profissional ou não, faz essa conexão dos quatro elementos. A dança é uma relação entre o movimento, o espaço, o som e o corpo. Não há dança – qualquer que seja – sem essa relação. Se você dança em uma cadeira, na sala com luz natural ou é fim de tarde, com uma calça jeans, e faz sons batendo no corpo, na cadeira, em si mesmo, pronto, aí está a relação. A integração e não apenas uma soma deles é que gera a sua dança, a sua produção de conhecimento em dança.
A Dança da Fita, por ser uma dança folclórica, também não se difere disso. A manifestação milenar de origem europeia, foi trazida pelos imigrantes ao Brasil pela região sul do país. Possui o significado de reverenciar a árvore, que após a época de inverno anuncia o prenúncio da primavera. Já as fitas têm o significado do renascimento das árvores.
A Dança da Fita é conduzida por um par guia o qual faz parte o Mestre Leão, que é um dos personagens da dança e a Senhora Dona Mestra, outra parte importante da dança. Antes de iniciarem a dança, o trovador pede ao dono da casa, que lhe dê a licença para dançarem o “Pau de fitas” em seu terreiro (casa). Este modo foi como a dança se desenvolveu entre os gaúchos, porém cada região fez suas modificações, com detalhes peculiares.
Para a dança ser realizada é utilizado um mastro de aproximadamente três metros, com o diâmetro de quatro centímetros, que será segurado por alguém ao centro, em sua ponta são penduradas fitas coloridas de mais ou menos quatro metros de comprimento e de um a dois centímetros de largura, que serão utilizadas para as evoluções da dança. Os dançarinos se dispõem em círculos cada um com suas respectivas fitas onde irão fazer os movimentos trançando-as.
Explicação: