Dada a reação de combustão completa do isopentano
C5H12(g) + 8 O2(g) → 5 CO2(g) + 6 H2O(g)
Qual o calor envolvido na combustão completa de 360 gramas
de isopentano? Dados: C5H12 = 72u;
Calores de formação em kJ/mol
: C5H12(g) = – 180; CO2(g) = – 400; H2O(g) = – 240.
Soluções para a tarefa
Olá!
Esta é uma questão de termoquímica onde vamos aplicar alguns conceitos de Lei de Hess. Além de algumas fórmulas básicas, que deixarei listadas abaixo.
Para ficar mais fácil a visualização da questão como um todo, vou deixar a Lei de Hess completa em um imagem em anexo, mas como só precisamos do valor final de energia liberada calculado, vou descrever uma forma mais simplificada também.
A Lei de Hess, também é chamada de Lei da Soma dos Calores de Reação, no diz que podemos encontrar a variação de entalpia de uma reação da seguinte forma:
Neste caso, basta utilizarmos esta relação para nossa reação química, que já está balanceada, da seguinte forma:
Portanto nossa reação é exotérmica e libera um total de 3260 KJ/mol de reagente (é exotérmica pois o valor de ΔH é negativo).
Porém este valor é dado para cada mol de reagente (C₅H₁₂), e a questão pede o valor referente à 360g do reagente. Para relacionarmos a massa de reagente com seu número de mols, utilizaremos a seguinte fórmula:
Onde n = número de mols
m = massa de reagente
M = massa molar do reagente
Substituindo os dados da questão, temos:
Por fim, basta multiplicarmos o número de mols total de reagentes, pela energia liberada por cada mol de nossa reação, desta forma obteremos a energia total liberada por esta reação:
Portanto a energia total liberada foi de 16300 KJ. Ou ainda ΔH = -16300 KJ.
Espero ter ajudado!