da página 187 eu quero todas as respostas do livro de história do nono anoQuais foram as principais mudanças ocorridas nas primeiros anos em que os inteiro ou golpe o golpe de 1964 no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O Primeiro Presidente da Ditadura Militar no Brasil foi Castelo Branco, que governou entre os anos de 1964 e 1967. Castelo Branco foi responsável pela implementação dos primeiros Atos Institucionais, atos utilizados pelos militares para agregarem medidas específicas à Constituição. Ou seja, os “AI’s” possibilitavam a promulgação de regras e determinações políticas sem que estas precisassem serem aprovadas pelo Congresso. O Ato Institucional 1 definiu a eleição indireta, ou seja, a eleição do Presidente da República a partir dos votos do Congresso e não da população nacional. Além disso, atribuiu o poder da cassação de mandatos de políticos que se posicionavam contra o governo militar e começou a suspender direitos políticos. Foi no governo de Castelo Branco que foi criada a Lei de Segurança Nacional, que permitiu a perseguição dos sujeitos contrários ao Regime, principalmente comunistas.
No governo Costa e Silva foi instaurado o conhecido AI-5, que representou um “golpe dentro do golpe”, ou seja, um endurecimento da Ditadura Militar no Brasil. O ato cassou liberdades individuais, fechou o Congresso e escancarou o caráter ditatorial do governo militar com medidas como:
autorização para o Presidente da República fechar o Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas dos estados;
censura dos meios de comunicação e cultura: imprensa, música, teatro, cinema e televisão, etc;
ilegalidade de reuniões políticas não autorizadas pela polícia;
aumento das medidas em prol da “segurança nacional”, assegurando possibilidades de intervenção e destituição de cargos políticos nos estados;
presidentes da República e governadores dos estados passaram a assumir a função legislativa, governando a partir de decreto-leis.
Em 1969, Médici assumiu o governo diante de problemas de saúde de Costa e Silva. Foi nesse governo que o Ato Institucional 5 foi efetivamente aplicado, atribuindo-lhe o nome de “anos de chumbo”. As perseguições e torturas aos opositores do governo estavam presentes desde 1964, mas foram nesses anos que se intensificaram. Muitos foram os tipos de práticas de tortura e durante o Regime Militar e milhares de pessoas desapareceram. O Governo Médici foi marcado pelo chamado “milagre ec onômico”, o crescimento de 11% do Brasil na época. Foi nesse período que muitas multinacionais se instalaram, foi construída a transamazônica e a ponte Rio-Niterói.
O posterior presidente -Geisel- assumiu o poder em 74 nesse contexto de crise do Petróleo e sendo assim, da economia nacional. Foi em seu governo que foi proposta uma “abertura lenta, gradual e segura” em direção a retomada da democracia e suas liberdades políticas.