D1 Prova Online - Filosofia (EAD) 2019.1 A Alegoria da Caverna de Platão foi uma das primeiras narrativas que evidenciava a possibilidade de a realidade não ser aquilo que é captamos pelos nossos sentidos e crenças. Duvidar dos nossos sentidos e crenças foi um grande passo na Filosofia, de modo que muitos filósofos passaram discutir a questão da essência da realidade. Tal discussão perpassou os limites da Filosofia, e também passou a ser tema de diversos produtos culturais, como livros, filmes, séries, etc.
Nesse sentido, responda às seguintes questões.
a) Pesquise e cite um produto da cultura pop (filme, livros de ficção, quadrinho, série, etc) que trabalhe tal problemática, onde o que achamos ser realidade é uma ilusão de nossas crenças ou sentidos e explique o enredo da narrativa (30%).
b) Estabeleça relações, tanto de similaridade quanto de diferença, entre o produto da cultura pop escolhido no subcomando a) e a Alegoria da Caverna (30%).
c) Quais elementos dessa narrativa servem para nós questionarmos nossa realidade? Em outras palavras, essa forma de interpretar e problematizar o mundo pode servir para pensarmos alguma questão de nosso cotidiano? Justifique. (40%).
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
1) A série Supernatural mostra que a realidade é o resultado de nossas crenças onde o bem e o mal são divididos entre anjos e demônios. No entanto, tudo muda quando Deus deixa o seu posto. Então a série vem para quebrar paradigmas e mostrar o outro lado das pessoas.
2) As relações da série com a Alegoria da Caverna são muito nítidas. Dean e Sam acreditavam que não havia anjos, agiam sempre pela consciência moral transferida pelo seu pai. Quando eles tem a comprovação de que eles existem e de que existe uma hierarquia que nem sempre é boa eles passam a agir de outra maneira.
3) Sim, essa forma de pensar nos mostra que devemos nos aprofundarmos mais nos conhecimentos, entendendo a realidade que nos cerca.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás