Sociologia, perguntado por andreacarvalho32, 11 meses atrás

Cunha (2016) pontua que nos primórdios da profissão no Brasil, os assistentes sociais foram incorporados ao aparato estatal de tal forma que passou a difundir os ideais da classe dominante, isto é, a classe burguesa. Essa classe, por sua vez, também era detentora do poder de construção de um modo de pensar que fosse apropriado aos seus interesses. CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito; HERNANDEZ. Fernanda Carvalho Basílio. Serviço Social e Formação Profissional. Reimpressão - 2016. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. (Adaptado). Os assistentes sociais ao transmitirem esses ideais aos usuários dos serviços profissionais, estavam, ao mesmo tempo: Alternativas Alternativa 1: Cumprindo a função de reprodutores das relações sociais capitalistas enquanto atendia de maneira fragmentada as demandas da classe trabalhadora. Alternativa 2: Cumprindo integralmente seu compromisso no atendimento às demandas da Igreja Católica em detrimento às demandas impostas pelo Estado. Alternativa 3: Descumprindo seu compromisso com o empregador, o Estado, enquanto atendia de forma integral a classe trabalhadora. Alternativa 4: Descumprindo a função de disseminadores da Rérum Novarum. Alternativa 5: Cumprindo minimamente sua função de protetor do Estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

A alternativa 2 está correta.

A emersão do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.

Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, como a igreja e o estado, as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.

Além disso, a retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu, devido o crescimento do espaço urbano e consequentemente o aumento das desigualdades.

Respondido por AdrianaCuritiba
12

Resposta:

Alternativa 1

Explicação:

Veja-se o trecho constante na página 51 do livro didático, "in verbis":

"Ao disseminar esse conjunto de ideias aos indivíduos usuários de seus serviços profissionais, o assistente social cumpria com a sua função de mecanismo reprodutor das relações sociais capitalistas ao mesmo tempo

em que atendia, mesmo que de forma fragmentada e pontual, as  necessidades apresentadas pela classe trabalhadora".


roselliamanndap5w612: Você faz serviso social
joaquimArthur: eu creio que sim tmbm.
Perguntas interessantes