História, perguntado por manunascimento2018, 11 meses atrás

"Contrariamente à apreensão predominante no âmbito do senso comum, o livro didático é um produto cultural dotado de alto grau de complexidade e que não deve ser tomado unicamente em função do que contém sob o ponto de vista normativo, uma vez que não só sua produção vincula-se a múltiplas possibilidades de didatização do saber histórico, como também sua utilização pode ensejar práticas de leitura muito diversas. Tampouco os efeitos da ação avaliativa implementada pelo Ministério da Educação podem ser vistos exclusivamente com base em uma premissa homogeneizadora de práticas e perspectivas quanto à História, sobretudo se considerarmos um breve histórico a respeito do papel regulador e/ou intervencionista do Estado nesse nicho particular de mercado e as circunstâncias políticas contemporâneas resultantes da prática avaliativa."

(MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O Livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, 2004.)

No que concerne ao livro didático de História é correto afirmar que ele deve ser:
Selecione uma alternativa:
a)

o único recurso didático a ser usado pelo professor.
b)

abandonado pelo professor de todas as disciplinas.
c)

ignorado pelos professores e alunos.
d)

escrito pelos próprios professores para seus alunos.
e)

utilizado como suporte para as aulas e de forma crítica.


sheilasenna1: Alguém sabe a resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa E.

O livro didático é uma dentre muitas ferramentas pedagógicas possíveis, principalmente em tempos de comunicação facilitada, como o é a era da internet, não devendo nem ser totalmente abandonado e nem "obedecido" como se fosse um livro sagrado.

Interpretar criticamente o livro didático - o que não necessariamente significa discordar de tudo o que diz - ajuda a entender como se formam os discursos e cria um conhecimento mais profundo daquilo que investigamos.

Perguntas interessantes